10 de mar. de 2009

Quanto custa casar???



Ihhh, peguei muita gente entrando aqui no blog para descobrir a resposta desta pergunta. Infelizmente ou você vai se decepcionar ou aprender um pouquinho lendo aqui. Primeiro porque esta pergunta não tem resposta, no entanto, com alguns truques podemos pelos menos diminuiros estragos e prever alguma coisa.
O valor gasto depende de algumas variáveis: estilo da festa, época, tipo de recepção, local (da recepção e cidade), numero de convidados e principalmente... tamanho dos sonhos dos noivos (lê-se prineipalmente da NOIVA).

Planejar com antecedência é fundamental para economizar e garantir as melhores opções do mercado: tudo o que é reservado antes fica mais barato. Nada que é combinado é caro (na verdade, no nosso caso é sim, mas olhar o preço depois chega a ser uma facada maior ainda). Além disso, há possibilidades de festas para todos os tipos de orçamento. Pesquisar preços é a alma do negócio. É importante consultar ao menos três fornecedores diferentes para cada item – buffet, música, decoração, convites, lembrancinhas.
.
O mais importante é levantar aquilo que você quer e aquilo que você pode e colocar um ao lado do outro. As vezes é preciso privar de certas coisas em detrimento de outras, mas isso na vida toda é assim não. Sou super contra noivas extremistas, tipo... “Ah, se não poderei fazer assim então não faço nada”, ou “se não conseguir isso, não vamos ter nada” e o pessimismo continua. Claro que se a festa for organizada direitinho, acredito que dá para fazer algo bacana sem estourar todas as economias e ficar pagando a festa pro resto da vida. Vocês já ouviram aquela piada do menininho que pergunta para o pai: Pai, você gastou quanto no casamento ? “Não sei meu filho, estou pagando até hoje”... hehe. Sem graça né, mas super real. Não vamos deixar que isto aconteça.
Após descobrir o seu desejo, aquilo que você realmente quer, coloque em prática o planejamento e orçamento para que o sonho se realize. Não deixe apenas no papel, corra atrás. Defina as prioridades. Todas nós sabemos aquilo que não pode ficar fora, comece pelos custos principais: vestido, igreja e afins. Ótimo, vocês conseguiram pagar estas despesas, então vamos pensar em uma recepção. Escolha: local, buffet, decoração e som.. bom, se você chegou até ai, já tem uma festinha não! Depois vá para os mais "superfulos" (por assim dizer): iluminação de pista, lembrancinha, sapinho, frufrus, carro da noiva, kit para banheiro e essas coisinhas pequenas. Depois veja o que pode ser melhorado, tipo, eu trocaria R$... reais da iluminação escolhida por uma um pouco pior se o DJ for o que eu quero, aquele maravilhoso que custa uma fortuna. Comece a barganhar no que você prefere. Eu particularmente investiria mais em um buffet e depois em um local, sem comida o povo fala mal, e um local bonito dispensa até muita decoração, é bonito por si só (em si já é uma economia de decoração).

Após escolhido os profissionais resposnáveis pelo evento, gaste tempo com eles. Defina todos os detalhes e por favor, façam sempre contratos especificando o que está incluso e o que não está. Nesta fase aproveite para ser pentelho mesmo. Chore, conheça o trabalho de cada um, apresente-se para eles (não vá conhecer o fotógrafo apenas no dia ok). Faça uma reunição individual ou em grupo, tome um chá, ligue bastante... isso é importante e muito para que eles entendam o que vc quer e façam da melhor maneira.

Confie mas previna-se. Façam um plano B para os itens principais. A previsão do tempo diz que não chove em março, mas e se chover e a recepção for em ceu aberto, já tenha em mãos um fornecedor de toldo ou outra opção de local, etc.. Procure por proficionais flexiveis que aceitam sugestões, você pode se arrepender depois caso o fotógrafo não queira tirar aquela foto que você tanto queria.

O tempo é o melhor amigo da noiva e de um casamento bem organizado. Claro que tem exceções né, mas para aqueles com grana curta e sonho grande, é inevitável que se tenha tempo para pesquisa. É importante conseguir a data com o local, com o fotografo, com o cerimonialista, com o buffet. Arrumar tudo gasta tempo, as vezes um já tem um compromisso na data. É preciso tempo para muda-lo e escolher outro.

Coloque tudo no papel e seja realista. Não vá colocando no planejamento pensando... “depois eu acho alguém que trabalha com este preço”, será uma dor de cabeça na certa. Vá fechando os fornecedores e atualizando a planilha de custos. Aproveite e coloque uma gordurinha no orçamento para eventuais perdas, e despesas extras... sempre tem. Compreenda bem as taxas que serão pagas e o que elas incluem.
Quando seu grande dia chegar, você não deve se preocupar em controlar e verificar que tudo esteja ocorrendo como planejado. Deixe isso para o responsável contratado ou que você designou.

Por fim... aproveite seu dia.. foi necesário muito esforço e talvez muitas brigas para que este dia chegasse e fosse do jeito que você sonhou.

9 comentários:

Ge disse...

Concordo com tudo, parebéns excelente texto!!!

Romina Ferreira disse...

Nem me fale pois fizemos um orçamento prévio, depois vieram algumas alterações quando fiz alguns orçamentos e agora estamos vivendo a realidade. Mas ter um orçamento é prioritário com tudo o que quer, pois depois até para cortar algumas coisa fica mais fácil. E a cerimoniarista ajuda muito nestas horas.
beijo
Romina

Unknown disse...

Olá, noiva! Gostaria de saber qual a época do ano mais barata para casar. Obrigada. Bjos

Amanda Zambrim Aranda disse...

Aii, falar em custos de casamento é um martírio pra mim uahsuahusa
Querida, tem um meme pra vc no meu blog.
Bjusss

Juliana disse...

putz q pergunta difícil né?

mas acho q é bem isso mesmo q vc falou

=)

disse...

Oi flor, gostei do seu texto, estou justamente nesta fase, de escolha de prioridades...
Tem um selinho e uma brincadeirinha pra vc no meu blog, bjnhos flor!

Aninha disse...

Obrigada pelo elogio do site linda!!! Agora vamos falar de outro assunto?? Dinheiro não né?! eehehe..Bjos

Pri disse...

é meu bem... casar não é baratinho não!auhauhauhauhuah mas a gente sobrevive!
bsj

Alyne Frazão disse...

É isso mesmo.... mas só falar em gastos já fico com dor de cabeça....é td mto caro, falou q é noiva, o preço aumenta !!!
Bjs