Olá meninas,
Esqueci de mencionar sobre os cursinhos que fiz esta semana, que tinha falado aqui. Na segunda aprendi a fazer duas tortas, mas como não teve degustação não sei se são boas, apesar da aparencia delas estarem divinas. Vou experimentar a receita e se gostar coloco aqui. Na terça fiz uma aula exprimental de pilates e me agradou muito. Tenho muito problema de postura eme disseram que pilates ajuda muito nesta área. É basicamente fisioterapia, com relaxamento e formalecimento de musculo. Muito legal. Talvez eu comece a fazer depois do casamento, pois agora não há din din e nem tempo né.
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Agora o curso de qurta sobre noivas foi muito bacana. Devia ter pelo menos umas 30. O povo no início estava meio acanhado, mas depois foi como papo de mulheres sabe. Uma conversa totalmente informal, muitas perguntas e bate papo. Foi legal. Muita coisa eu já sabia então vou deixar aqui só umas diquinhas que eu achei legal.
Agora o curso de qurta sobre noivas foi muito bacana. Devia ter pelo menos umas 30. O povo no início estava meio acanhado, mas depois foi como papo de mulheres sabe. Uma conversa totalmente informal, muitas perguntas e bate papo. Foi legal. Muita coisa eu já sabia então vou deixar aqui só umas diquinhas que eu achei legal.
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• Convidados e padrinnhos
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• Convidados e padrinnhos
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*É muito feio aqueles casais que ainda convidam os padrinhos por causa de presentes e condições financeiras. Aproveite a oportunidade para homenagear aqueles amigos, tios, primos que conhecem o casal e sempre apoiaram e estiveram presente. O número de padrinhos depende muito do n. de convidados, tamanho da igreja e gosto dos noivos. Para um mini casamento, indicaram 2 padrinhos (isso mesmo, apenas 1 de cada lado), para um casamento com umas 200 pessoas, no máximo 4 casais de padrinhos e para um maior 6 de cada lado. Não foi comentado naqueles que terão mais que isso. Na verdade o meu deve ter uns 6 de cada lado. Eu já acho o meu muito, mais que isso eu acho exagero, pois só ai, já são 24 pessoas. Também deve-se olhar as regras da igreja. Existem igrejas que estipulam um número máximo de padrinhos, não vai fazer feio né, convidar e na hora do casamento o pessoal bloquear e ficar aquela situação chata.
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*Nuca se deve separar casais de padrinhos. Mesmo que você não conheça a namorada daquele amigo que você faz questão de ser padrinho, a etiqueta diz que a Srta deverá ser chamada para madrinha caso o namorado seja homenageado. Salvo poucas exceções quando o namoro é muito recente e não existe muita afinidade ainda entre o casal. Quando o casal é casado e quase um “suicídio” cometer este erro.
*Nuca se deve separar casais de padrinhos. Mesmo que você não conheça a namorada daquele amigo que você faz questão de ser padrinho, a etiqueta diz que a Srta deverá ser chamada para madrinha caso o namorado seja homenageado. Salvo poucas exceções quando o namoro é muito recente e não existe muita afinidade ainda entre o casal. Quando o casal é casado e quase um “suicídio” cometer este erro.
- Agora sobre o assunto mais perguntado...
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• Convites
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* É totalmente deselegante colocar “onde os noivos receberam os cumprimentos” no convite. Apenas informe o local e hora do evento. Se vai ter ou não recepção não precisa ser colocado no convite.
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* Não se coloca mais a expressão “in memorian” ou “sempre presente” ou qualquer coisa desse tipo. Casamento é um evento íntimo, se os convidados lhe conhecem, saberão que você não tem mais pai ou mãe. Caso queira, coloque o nome de todos os pais, mas sem a expressão na frente. Em hipotese alguma coloque pais falecidos convidando, olha que estranho. Coloque apenas o nome daquele que ainda vive convidando ou prefira colocar o nome dos noivos , “filhos de.....”, “convidam para a cerimõnia, bla, bla, bla”( que é o mais indicado nestes casos).
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* Vale empada (aqueles convitinhos pequenos) também é deselegante. Deve-se convidar todos que receberam os convites, inclusive, se tiver um convite escrito “e familiares” (não se coloca mais e familia), este convite será extensivo a todos os filhos casados ou não do casal que está sendo convidado (no entanto, para filhos casados deve-se mandar um convite para cada caso seja possível). Ok, caimos naquela opção de que ninguém consegue convidar todo mundo e bla, bla, bla. As opções não tão elegantes, mas menos feias são:
- Entregar o convitinho na igreja para aqueles que foram
- Fazer um confirmação ativa (RSVP) para saber quantas pessoas vão e colocar a lista na porta da recepção
- Informar o local da recepção através do cerimonial. Quando a pessoa ligar par confirmar a presença, ela será informada de onde será a recepção. (Foi “votado” o melhor modo pelo pessoa de lá).
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- Entregar o convitinho na igreja para aqueles que foram
- Fazer um confirmação ativa (RSVP) para saber quantas pessoas vão e colocar a lista na porta da recepção
- Informar o local da recepção através do cerimonial. Quando a pessoa ligar par confirmar a presença, ela será informada de onde será a recepção. (Foi “votado” o melhor modo pelo pessoa de lá).
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* Nucna deve-se mandar um n. menor de vale empada para a família. (hehe, serei sem educação mesmo pois, algumas pessoas serei obrigada a convidar e nem a p.... irei mandar 15, 20 convites para familiares de 2. 3 grau, vai ser restrito mesmo, uns 5 pra cada e lá eles escolhem quem irão).
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* Nos convites acabou aquela questão de formalidades ao extremo, se é o “Tio Toninho” não precisa colocar no convite “Ilustrissimo Sr. Antônio de Azevedo” que não tem nada a ver. De acordo com a palestrante, pode sim ser mais informal em alguns casos e colocar ao Amigo, ao Tio, etc...
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* Convites de casal solteiro deve-se ir com o nome da mulher primeiro. Casal casado, coloca-se o nome do marido primeiro.
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* Pode-se colocar: “Sra Ana Paula Cavalcante e acompanhante” que não é gafe. Neste caso quando você não souber quem ela irá levar, pois se é amigo seu ou conhecido, coloque o nome dos dois, tipo Ana Paula e Frederico, etc...
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* Você recebeu um convite de uma amiga que se casou. Se ela não for tão intima não é obrigatório o envio do convite do seu... ok, nãovamos discutir sobre isso porque isso é polêmico ok, cada um decide o que é melhor.
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* Convidar pessoas do trabalho é complicado. Convide apenas aqueles que tem contato e que frequentam sua roda de amigos, no mais, não precisa ser convidado. Nunca coloque o convite no mural pois isso significa que convida a todos sem exceção. Prefira colocar apenas um comunidado (bem elaborado é claro), informando o casamento.
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• Lista de Presente
É muito deselegante anexar junto ao convite de casamento, o endereço da loja onde está a lista de presentes. Não convide uma pessoa para receber em troca um presente. Os presentes devem ser espontâneos. Os convidados, por sua vez, devem perguntar aos noivos (ou familiares) onde deixaram a lista de presentes. Os presentes não precisam ser, obrigatoriamente, comprados na loja indicada pelos noivos. A lista serve como uma referência para quem não tem idéia do que presentear ou para quem quer dar um presente que realmente os noivos desejam ganhar. Jamais peça dinheiro no lugar do presente. É totalmente deselegante.
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• Outros
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*Algumas igrejas estipulam a quantidade de entrada que poderá ter. Em casos extremistas, há a entrada apenas da noiva e do noivo. Pais, padrinhos e nem damas podem entrar.
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* O cerimonial será de grande ajuda para definir todos os detalhes da igreja, inclusive resolver pequenas pendencias que possam ocorrer durante o evento.
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É isso ai.. bjos e bom final de semana para todas...
9 comentários:
Não concordo com muita coisa que diz "a etiqueta", estou fazendo tudo do jeito que acho certo... tem muita besteira e formalidade demais.
Sobre a expressão no convite "sempre presentes", acho que o mínimo de respeito com os pais que já se foram é lembra-los, dessa forma carinhosa.
bjs
Nossa super legal as dicas.
bjinhus
Oi Dê, estava com saudade do seu cantinho, sempre tao lindo e explicativo. Falando de Etiqueta, aqui por exemplo sempre se usa o sobrenome em maiusculas, como por exemplo Cristina GALLARDO. Eu acho que fica horrivel e como o casamento é meu e eu sou a caligrafista, coloquei do meu jeito, somente com as primeiras letras em maiusculas.
Eu tb usei "in memorian" depois no nome da minha mae, pois ela esta sempre presente comigo...
Beijos e otimo domingo
Sei lá, meu pai é falecido, vou colocar sempre lembrado, pois é verdade...é um carinho... mas no meu caso quem está convidando são os noivos mesmo.
Bom, essas coisas são meio chatas mesmo né, pra descontrair tem um selinho euma brincadeirinha pra vc no meu blog.
bjinhus
Não deu para eu ir, mas adorei as dicas!!
eu vou fazer o que eu acho certo, não ligo se vão me achar sem educação, só não quero [depois de tanto esforço] passar nervoso no meu dia
=)
Denise,
Comecei hoje a publicar a série de entrevistas com "noivos-blogueiros", na qual você foi uma das entrevistadas... Ainda estou fechando a data em que a sua entrevista será publicadas, mas será nesta semana ou na semana que vem... Será quiser ver a entrevistas com os outros noivos-blogueiros, vá em www.desencalhamos.com (no novo endereço do nosso blog).
Valeu,
Rodrigo
Obrigada pela força fofa!!! Adorei! Já estou bem melhorzinha...foi uma fase ruim! Ainda bem né? Adorei as dicas do post!! Bjos
Muito bom seu blog gostaria de colocar um link para ele em meu site de casamento caso queira entre em contato, ou acesse http://nosso-casamento.net/cadastro-blog.php.
Atenciosamente
Crie o site do seu casamento Porque seu casamento merece um site .
Para seu casamento este é um momento especial tenha seu casamento gravado para sempre na memória.
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