4 de fev. de 2009

Sucesso no amor depende de pensar no dinheiro...



Olá meninas... hoje resolvi tratar de um assunto muito sério. Dinheiro. Talvez seja a época da vida que a gente mais gasta e trata do assunto, afinal, estamos pensando em nos juntar com outra pessoa e isso inclui também a dividir despesas e somar conquistas. Nada mais normal então falarmos abertamente do assunto. Como não sei muito hehehe, resolvi publicar quase que na íntrega a reportagem “Sucesso no amor depende de pensar no dinheiro” escrito por Margarida Telles em 30/01/2009 no site http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI25448-15254,00-SUCESSO+NO+AMOR+DEPENDE+DE+PENSAR+NO+DINHEIRO.html
Aproveitem...
Sucesso no amor depende de pensar no dinheiro

A escritora americana Hilary Black fala a ÉPOCA sobre como as finanças controlam nossas vidas, e podem acabar destruindo muitas relações Margarida Telles Hilary: "Não há nada errado em se envolver com alguém que tenha muito dinheiro"

Pense nos seus amigos mais íntimos. Você provavelmente sabe com o que eles trabalham, qual religião eles seguem, e até mesmo alguns detalhes sobre suas vidas sexuais. Mas você saberia dizer quanto eles ganham? "As pessoas simplesmente não gostam de falar sobre dinheiro", afirma Hilary Black, jornalista e autora de The secret currency of love - The anabashed truth about women, money and relationship (algo como "A moeda secreta do amor - A verdade nua sobre mulheres, dinheiro e relacionamentos", ainda sem tradução para o português). O livro é uma antologia de artigos criados por escritoras americanas que relatam como o dinheiro afetou suas vidas, seus casamentos ou mesmo suas chances de ter filhos. Em entrevista a
ÉPOCA, Hilary Black fala da importância de conversar abertamente sobre dinheiro, um dos últimos tabus do século 21.

ÉPOCA - O que a levou a escrever um livro sobre a importância do dinheiro nos relacionamentos?
Hilary Black - Fui editora de revistas e livros por muitos anos em Nova York, e costumava cobrir temas muito pessoais, como relacionamentos, sexo e carreira. Escrevi muitas vezes sobre dinheiro, sobre como as mulheres querem ser independentes, como administrar seus bens, mas ao longo dos anos, me ocorreu que nunca havia lido muito sobre o impacto real do dinheiro na vida das pessoas. Esse foi o pano de fundo para o meu livro. Mas o que me levou mesmo a escrevê-lo foi o fim de um namoro. Meu namorado era muito rico, mas não era a pessoa certa para mim, por uma série de motivos. Quando decidi terminar, algumas amigas disseram que eu era louca, que estava cometendo um erro, pois além de ser um homem muito amável, ele era super rico. E essas amigas eram mulheres independentes, que nunca afirmaram publicamente que se casariam por dinheiro. Isso me fez ver que as pessoas têm uma relação com o dinheiro mais complicada do que admitem.
ÉPOCA - Por que falar de dinheiro é um tabu?
Hilary - Por uma série de motivos. Acho que esse é um tópico sobre o qual as mulheres têm uma opinião muito forte, mas nem sempre têm a oportunidade de se manifestar. As finanças não são vistas como um assunto apropriado para se falar em público. No passado, era tido como falta de educação falar de religião, política, sexo, e também dinheiro. O tempo passou e hoje em dia todos os esses tópicos começam a aparecer nas conversas cotidianas, mas o dinheiro, não.
ÉPOCA - Em um relacionamento, é um problema se uma das pessoas é mais rica que a outra?
Hilary - Não há nada errado em se envolver com alguém que tenha muito dinheiro. Mas se o dinheiro é o aspecto dominante do relacionamento, isso é um problema. É importante que ele não desequilibre o relacionamento, não torne a pessoa com mais dinheiro a mais poderosa da relação. O dinheiro não pode ser uma arma. Mas essa é só a minha opinião. Eu não sou um guru financeiro!
ÉPOCA - Casar por amor é sempre a melhor alternativa ou o casal deve ter valores econômicos semelhantes para que a relação funcione?
Hilary - Na realidade, eu acredito fortemente nos dois! No meu próprio caso, terminei aquele namoro porque achei que o nosso relacionamento não funcionaria ao longo da vida. Quando eu era criança, os meus pais se divorciaram, e eu não queria que isso acontecesse comigo. Foi fácil sentir que a parte do amor pesava mais que a parte do dinheiro. No entanto, acho extremamente importante que as mulheres escolham para casar e passar o resto da vida alguém com quem elas compartilhem sua visão de finanças. A taxa de divórcio nos Estados Unidos já chega a 50%, e acho que uma das coisas que mais faz os casais brigarem é o dinheiro.
ÉPOCA - Quando é o momento apropriado em um relacionamento para expor ao parceiro sua visão sobre finanças?
Hilary - É muito importante discutir isso antes que a relação se torne séria. Claro que se você está saindo há pouco tempo com alguém, não é o caso de sentar e ter uma conversa séria sobre isso! Mas se o casal está pensando em casar, ou ir morar junto, é muito importante. Não dá pra fingir que o dinheiro não importa e não afetará a relação, porque, um dia, irá afetar."
Alguém ficou intrigado com o que acabou de ler ? Vou ser sincera acredito muito que amor possa durar e não pensamos só em dinheiro... mas vamos nos convir que quando começamos a sair com alguém observamos o que ele ou ela pode nos proporcionar, é de certa forma um interesse, calma, não quero dizer interesse apenas em dinheiro, mas escolhemos nosso parceiro levando em consideração se ele será um bom pai, um talentoso profissionalmente, um carinhoso nato, um companheiro para a vida toda... são interesses bons.
Dinheiro não é tudo, mas todos já ouviram que sem ele as relações se desmoronam, então queridas, vamos pensar nas finanças do casal e começar um planejamento (se já não começaram) agora mesmo...

8 comentários:

Any disse...

Dinheiro acaba virando motivo de briga msm, e temos q tomar muito cuidado com isso!! Bjs!

Ge disse...

Muito importante este texto, parabéns!!!

Aninha disse...

Ai...dinheiroooooo....ahhhhhhhhhhhhhh!!!! Tudo gira ao redor disso...humpf.

Natali e Lucas disse...

É amiga...o ditado diz que qdo o dinheiro sai pela porta e o amor pela janela...Espero que não deixe abalar...
Bom, vc iria utilizar o mesmo espaço de um fogão convencional...Colocando o forno elétrico abaixo do cooktop.Rs.
Bjos...

Fatinha disse...

Desde o inico do meu relacionamento nos falamos sobre isso...
e o meu noivo conseguiu me ensinar a ser mais economica!!!
Graças a Deus!!!

Unknown disse...

Olá,

Parabéns pelo Blog! Casamento é mesmo assim...o céu é o limite dos sonhos e a terra o limite do bolso...rs
Renata
www.paralembrardeumcasamentoperfeito.blogspot.com

Borbulhas Literárias disse...

$$$$ não traz felicidade

traz sim, mas não como o amor

mas falta de dinheiro leva a felicidade embora

pelo menos uma vida planejada e bem aproveitada precisamos ter...

Fernanda Floret disse...

Eu recomendo a todas lerem o livro "Casais inteligentes enriquecem juntos". É uma leitura fácil, explicado numa linguagem gostosa de ler, sobre justamente essa fase de casar e morar junto. O livro foi essencial para mim.