27 de fev de 2009

São só crianças...

Estou com saudade dos fofuchinhos dos meus sobrinhos, na verdade sobrinhos emprestado né, pois o tio mesmo é o noivo. Nossa deve ter pelo menos um mês que não os vejo. E como criança na idade deles crescem rápido, devem estar imensos quando eu os ver. A questão é qeu o noivinho trabalha final de semana sim e outro não e até coincidir de virmos para a casa da minha mãe, com ele não estar trabalhando com os meninos estarem aqui é um custo só. Ai, são tão "gostosos". Em homenagem a eles, já que ficarão todos gatissimos no casamento, postarei um pouquinho sobre o assunto.
.
Essa tradição, além de ter o significado de abrir o caminho da noiva, anunciando a sua chegada e sua entrada, enriquece esse momento tão aguardado por todos ao conduzir a noiva até o altar.
.
Os pajens, damas de honra e daminhas não são indispensáveis, mas, sem dúvida embelezam a cerimônia. Cabe à noiva decidir, por isso, lembre-se:
.
* Com pelo menos 6 meses de antecedência convide as daminhas e os pajens e se certifiquem de que eles terão uma idade boa para entrar na igreja na época do casamento. Não vá pensando que a crinaça irá desenvolver ou que não dará problemas para entrar. As crianças com menos de cinco anos são sempre uma surpresa: podem entrar lindas, mas também podem não entrar ou voltar na metade, ou chorar assustada com o barulho e com as pessoas.

* Modelos iguais aos da noiva não são muito apreciados, mas isto não é uma regra. As crianças ficam iguais “bolos” e pode parecer meio adulto, a tradição indica que podem ser de cor diferente. Tente escolher modelos que não seja tomara que cai, assim as daminhas ficarão mais confortáveis com o vestido.

* Todo o grupo de daminhas deve usar o mesmo tom e, se possível, o mesmo modelo

*As daminhas e pajens não estão acostumados com o estilo de roupa que terão que usar no casamento. Cuidado na escolha do modelo e do tecido.
.
Eu particularmente estou muito em dúvida sobre o assunto. Queria algo bem limpo, nada de noivinha bolo ou coisinhas pesadas (tipo vestido vermelho, laranja, verde), é apenas um gosto, eu não aprecio. Gosto de modelos que as meninas poderão rodopiar tipo princesas,... esse mesmo que você imaginou (tenho certeza) quando era pequena e ficava rodando só para a saia voar. Nas fotos abaixo tem modelos belíssimos. Qualquer um deles eu colocaria para as meninas. São clean, levinhos e fofos.
Bem, se vocês repararem, a maioria são vestididnhos brancos com detalhes em uma cor. Acho que depois de rodar e ver várias fotos sempre cai no mesmo estilo. Varia um pouquinho, mas semrpe é a mesma idéia. Acho que será assim mesmo.

Olha que gracinha a saia destas ultimas 3 daminhas. Tem uns detalhes coloridinhos. Meigo não?

Este rosa gostei do modelo mas achei meio retro a cor para colocar na daminha. Mas é bonitinho. Este segundo é um amor, tem até manguinhas. O terceiro eu usaria sem dó nem piedade se minha decoração adimitisse tal abuso (adoro esse bege, marrom, sei lá que cor é). Lindo, lindo. E este último eu gostei das listas na saia. Diferente, moderno e acho que minhas daminhas iriam adorar.

.

Agora enquete e opinião. Terei 3 daminhas. 2 com mais ou menos 4 aninhos e uma com quase 7. Como a ultima é diferente colocarei como florista, e ela entrará sozinha depois dos casalzinhos de pajens e damas. Ela precisa estar com o mesmo modelinho certo? A primeiro opção seria ela entrar na minha frente mas algumas meninas disseram que não fica bom porque tampa o vestido e o pessoal olha mais para a daminha e bla, bla, bla, vocês colocariam assim ou ela junto com as outras?

.

Pergunta mais difícil agora. Uma amiga me disse que a noiva "banca" os vestidos das daminhas. Isso é verdade? Pois pensava piamente que a noiva só ajudava com cabelo, acessórios (essas coisinhas) buque e maquiagem (caso tenha), mas o vestido? Terei tantas coisas para pagar, não estava contando com mais esta despesa. Fica feio eu falar com a mãe da criança antes dela aceitar o pedido, que ela terá que ajudar nos custos do aluguel do vestido? Eu achava que era normal se fazer isso. Por favor me digam a verdade ok.

5 comentários:

Aninha disse...

Olha é uma delicadeza pagar pelo vestido da daminha e roupa do pajen...mas ai depende da liberdade que vc tem com os pais das crianças. Se for pouca sugiro que pague. Eu adoro essas roupinhas tb. Bjs

***Cantinho da Noiva Nine*** disse...

nossa miga, esse assunto é polêmico.
Também estou nessa dúvida, com tantos gastos que temos com o casamento, ter mais esse para esquentar nossa cabeça é demais né?
Mas acho q vai depender muito de sua liberdade com as mães das daminhas.Se eu fosse mãe de uma daminha, eu mesma me ofereceria para pagar, mas aí é de cada uma né?Eu terei 2 daminhas, uma delas é minha filha, e a outra já percebi que terei que pagar tbm..rsrs
Bom, desejo que resolva esse empasse da melhor maneira possível e que seu casamento seja linda.
bjinhus e qdo puder passa lá no meu bloguxo para me fazer uma visitinha...

Any disse...

De, eu acho q vale a pena bater um papo sim, falando da possibilidade da mãe ajudar a pagar o vestido. A mãe da minha dama foi mt gentil e me perguntou se eu queria q ela arcasse com as despesas... O diálogo é sempre bom...

Alyne Frazão disse...

Dê,

q crianças lindas... Olha essa tb é uma dúvida q eu tenho, pq caso eu tenha q pagar, lah vem um grande gasto... rs
Bjs e bom fds !!!

Guilherme Brandão disse...

veja www.albumdecasamento.com/blog