9 de fev. de 2009

Suas roupas bem tratadas... cursinho prático

Hahahah, eu me imaginaria assim como esta dona de casa se eu vivesse nos anos 50 e se eu soubesse cozinhar hheehe. Super meu estilo, no entanto, eu não vivo nesta época e muito menos eu sei cozinhar.. Pois é meninas, já comentei aqui e relamente eu não nasci pra cozinhar. É questão de falta de paciencia, falta de paladar para o negócio, qualquer coisa. Já o noivinho dá um show. Cozinha muito bem...
Coisa feia né, para não ficar muito discrepante tive que arrumar algumas qualidades e dotes de dona de casa. è ai que entra uns cursinhos extras que estou fazendo na "Casa Gourmet" aqui em Bh. As noivinhas de SP talvez conheçam porque ai também tem. São cursos práticos e ótimos.
Semana passada eu fui em um de "Como cuidar de suas roupas" e achei o máximo. Dá umas dicas de como lavar roupa e ainda cuidar delas. Eu fiz um resuminho para aquelas que como eu não conhece nada ou quer aprender um pouquinho. Fica ai então mais um cursinho super vapt, vupt sobre o assunto.
Aproveitem...obs, sao anotações feitas por mim e a palestrante falou muito rápido então se alguém souber de algum equivoco que eu anotei errado por favor comente que eu troco ok... Preparadas? Cursinho a distância de dona de casa hehehe
Suas Roupas Bem Tratadas

· PRÉ LAVAGEM
* Separar as roupas por cor e tecido. Lavar na ordem:
- Brancas
- Coloridas
- Pretas
- Jeans
- Atoalhadas

Obs: as camisas e calças devem ser lavadas com botões e zíper fechados
*Olhar se alguma roupa possui manchas. Estas devem ser removidas a seco antes da lavagem

· LAVADORA

- Não pode ir na lavadora: couro, lã e tecidos com bordados delicados
- Blusas com pouca elasticidade ou de pano ruim – lavar dentro de 1 meia calça fina
- Lingerie, principalmente sultien, devem ser lavados dentro de uma fronha fechada (coloque um ziper em uma fronha normal só para este serviço) ou um saco de pano.

*Usar quantidade adequada de sabão – cada fabricante estipula na caixa a quantidade ideal – normalmente, quanto melhor a marca, menos terá que utilizar do produto. Não se deve colocar a mais nem a menos do produto. A maioria dos produtos determinam 1 copo para lavar sujeira normal (não pesada), mas deve-se conferir na embalagem antes.
- Sabão a mais: na hora do enxágüe será mais difícil tirar todo o produto, e caso fique no tecido, depois de secar, a roupa poderá apresentar manchas amarelas
- Sabão a menos: o produto pode ser insuficiente para quebrar a sujeira e a mesma ficará depositada na máquina, contribuindo para que comece a aparecer manchinhas pretas nas roupas (sujeira)

* Roupas brancas amareladas, o que pode ser?
- Blusas brancas que desbotam – o cor branca não fixou no tecido, é preciso tingir a roupa de branco novamente
- Roupa mal enxaguada que secou
- Tecido sintético – são mais frágeis

1) Lavando Roupas Brancas

- Colocar a roupa do lado certo na lavadora
- Colocar no varal para secar do lado avesso

* Roupa encardida – tira da máquina a roupa limpa e coloca no alvejante por 2 hrs – Obs: o molho só é recomendado para roupa já limpa e sua eficácia é até 2 hrs, depois disso não tem ação mais
- Não misturar alvejante com sabão em pó. Se tiver dispenser na máquina, deve-se separar cada um, pois a máquina já se encarrega de enxaguar a roupa antes do alvejante.
- Lavar varal e pregadores antes de estender as roupas

* Anil (em pedrinha ou líquido azul)
- O produto pode manchar a roupa, por isso, tome cuidado
- É excelente para utilizar em tecidos sintéticos, como por exemplos cortinas brancas (daquelas fininhas), que já estão meio acinzentadas mesmo depois de lavadas. Coloque o anil na água (dissolve se for em pedra até a água ficar azul) e enxágue a peça (não precisa deixar de molho). Cinza lembra sujeira, já o azul lembra frescor, então neste caso é recomendado. A roupa ficará com um pequeno toque azulado.

* Tecidos sintéticos

- Não pode ser utilizado alvejante a base de cloro. Neste caso, o limão é o mais recomendado pois é um alvejante natural. Ex. de roupas: tecidos finos, lycras de ginástica... Deve-se preparar uma bacia com água morna e o suco de 1 limão, depois é só deixar a roupa por um tempo de molho e estender depois.

2) Roupas Coloridas e roupas pretas

- roupas coloridas podem ser lavadas todas juntas, desde que não desbotem. Para ver se a roupa solta tinta, fazer o teste: molhar um pedacinho da roupa, colocar a parte encima de uma toalhinha branca e depois passar o ferro, se tingir, esta roupa deve ser lavada separadamente.
- Roupas coloridas e pretas NÃO ficam de molho nem antes ou depois. Caso a sujeira persista depois da lavagem, recomenda-se lavar a roupa novamente até que a sujeira tenha saído.
- Lavar tudo ao avesso.
- Enxague no mínimo 2 vezes.
- Depois do sabão, usar um pouco de vinagre no enxágüe: 02 colheres de sopa de vinagre branco de álcool ou 01 colher de sal – irá evitar que a roupa desbote e solte tinta
- Na lavagem, utiliza sempre água fria para roupas coloridas, pretas e toalhas

3) Jeans

- Lava do lado certo os Jens azul e do lado avesso ou jeans pretos ou desbotados
- Para roupas muito sujas (barra da calça, bolso, parte de trás da calça, meias muito sujas) – passe bastante sabão de coco em barra na mancha e coloque normalmente na máquina. Irá tirar toda a sujeira. NUNCA PASSE ESCOVA. Se a mancha persistir, tente remover, deixar de molho ou lavar novamente.
- Antes de utilizar o Jeans pela primeira vez, deixe de molho por 12 hrs em uma bacia com água e bastante sal (tem que ser bem salgada). Isso irá fixar a cor azul do jeans.
- Para lavar o Jeans, use um sabão de qualidade pior para evitar que desbote.

4) Atoalhados

- Os vilões das toalhas são: calor e amaciante. Não lavar nunca com água quente, colocar para secar no sol e passar com ferro . A secagem deve ser na sombra.
- Coloque pouco sabão e evite utilizar cloro.
- Na água do enxágüe, coloque vinagre para deixar as fibras fofinhas ou um pouquinho
de amaciante só para deixar um cheirinho. Amaciante demais nas toalhas deixam os fios durinhos.
- Não passe as toalhas: em um borrifador, coloque a metade da medida de água com 2 tampas de álcool, estique a toalha em uma superfície lisa, borrife a água e passe a mão. Depois é só dobrar e guardar. Para evitar que ela fique com os fios desordenados e dê a impressão ruim, quando for estender no varal, passe a mão e endireite os fios para a mesma direção.


* Benzina: para tirar mancha de toalha, utilize benzina. Como o cheiro é muito forte, para tirar o cheiro depois, passe álcool na toalha após o enxague.
* Para deixar as toalhas, edredons, capas com cheiro agradável, coloque algumas gotinhas de essência na água de enxágüe. Prefira cheiros que não sejam muito fortes e que tragam tranqüilidade como lavanda.
* Em épocas chuvosas onde a roupa demora para secar, para evitar mofo ou aquele cheiro de roupa molhada, enxágüe as roupas com um pouquinho de chá de pêssego

· LAVANDO A LAVADORA

- A lavadora, assim como outros eletrodomésticos, deve ser lavada sempre que utilizada.
- Todas as vezes que for utilizar, deixe a máquina funcionando por um ciclo curto apenas com água e um pouco de sabão em pó.
- de 15 em 15 dias ou uma vez ao mês, despeje uma xícara de água sanitária na água e deixe funcionando por um ciclo.

10 comentários:

Amanda Zambrim Aranda disse...

Já anotei tudinho hehe. Aulas de dona de casa é bom, assim a gente comeca a vidinha de casada já expert hehehehe.
Bjuss

disse...

Flor, selinho pra vc no meu blog!!!
Bjnhos!

Fatinha disse...

Amei a dica..
ja salvei aki!!!
obrigada!!!
bjao

Mariana Bicalho disse...

Oi!!! Tem selinho pra vc no meu blog!

Ge disse...

Que ótimo já anotei tudo pq em questão de lavar e passar roupa sou péssima rsrsrsrsrs, bjs

Professora Ana Elisa Roque disse...

Adorei as dicas!!
me onte onde fez o curso? Quero fazer tbm, kkk!!
Bj

Vanessa e Fernando disse...

Oi Dê! Vi que vc já tem, mas... dexei um selinho pra vc no meu blog... bjos

Lílian disse...

Ih! mais um selinho!!!

Tem um selinho lá no meu blog pra vc, tá?!

disse...

Oi querida,
Adorei as dicas... valeu mesmo!!!
Beijocas!!!

Pri disse...

adoreeeeeei! super útil! algumas coisas eu já fazia por instinto! huahuuhauha que engraçado! e olha que eu nao tenho perfil de dona de casa! uauah
adorei mesmo!
bjs