22 de fev. de 2009

Sobre formatos de buquês....

O bouquet de noiva simboliza vida, alegria e fertilidade e é peça fundamental em uma cerimônia de casamento. Desde tempos remotos, o bouquet já se fazia presente nos casamentos, através dos ramos de ervas e alho que as noivas carregavam consigo por acreditarem que eles afastassem os maus espíritos e trouxessem sorte e felicidade aos noivos. Para valorizar um lindo
vestido, os buquês devem seguir o estilo, as características da noiva e o horário da cerimônia.
.
A estação das flores é a melhor época para as noivas, já que permite variadas opções para a escolha de um lindo buquê. Para valorizar um lindo vestido, é importante lembrar que, além do gosto, deve se pensar no tipo físico da noiva, no estilo do vestido e no horário da cerimônia para determinar qual o buquê ideal.
.
Os preços variam de acordo com o tipo escolhido. Saiba analisar estes critérios, a partir de dicas que profissionais da área forneceram sobre o assunto.
.
Como em todos os outros itens do casamento, as flores obedecem às mesmas simples regras. O casamento é formal ou informal? O casamento formal pede flores mais formais, como orquídeas ou lírios-do-vale. Acima de tudo, pede contenção na cor e nas misturas extravagantes de materiais, o mais elegante possível.
.
Você deve começar a procurar o buquê com três a cinco meses de antecedência. Vá até o florista escolhido e não esqueça de levar uma foto do seu vestido e amostras das cores que compõe a decoração da igreja e da recepção.
.
Há que ter também atenção à duração do casamento, pois um ramo que não parece muito pesado num momento, pode pesar toneladas quando se está com ele muito tempo na mão. . Normalmente os bouquets de noiva são feitos para serem transportados pelas duas mãos, mas podem ser feitos para serem usados por uma só mão. Terá também que ter cuidado com as flores que podem deixar manchas ou nódoas no vestido de noiva.
.
Os lírios brancos e as rosas vermelhas, são as mais tradicionais.
.
Quanto a cor:

- Tons de lilás, roxo e azul, conferem uma certa magia, pois são cores que sugerem tranqüilidade, espiritualidade, etc.
- O vermelho indica paixão e sedução.
- O rosa traz suavidade e delicadeza ao bouquet.
- Os tons de amarelo e laranja traduzem energia e vitalidade.
- O branco é pureza e sofisticação – no entanto, podem desaparecer nas fotos, neste caso um pouco de verde ajuda.
.
Quanto aos formatos
.
A escolha do formato do buquê geralmente leva em consideração o vestido, o horário do casamento e até mesmo o tipo físico da noiva. Não existem regras fixas e, sim, algumas dicas que irão ajudá-la a compor um visual harmonioso. Cuidado para não escolher um buquê que esconda seu vestido.
1 - Braçada .É um modelo mais simples de ser confeccionado, porém um buquê de muito estilo que deve ser usado por noivas com postura. São buquês com formato de cascata, de 50 cm entre o talo e as flores, levados na lateral do braço e inclinado na altura do ombro, geralmente usados por noivas que querem exibir o vestido e a silhueta
.
2 - Cascata ou cacho de uva .Recebe esse nome por imitar a caída da água nas cascatas. É um modelo mais clássico, que poderá ser usado em qualquer horário e qualquer tipo físico de noiva, apenas as baixinhas deveriam evitar. Para este buquê, o vestido pode ser com calda e bem sofisticado.
Tamanho: Seu formato é triangular e o tamanho pode variar bastante. O ideal seria em torno de 45 centímetros.
.
3 - Redondo .Pode ser usado tanto no casamento de dia, quanto na noite, tudo vai depender da escolha das flores e dos complementos. É o mais utilizado atualmente e com a maior facilidade para carregar, fazer, etc.
Tamanho: de 30 a 40 centímetros.
.

Além destes modelos mais simples, podemos encontrar alguns mais modernos e diferentes utilizados por noivas inusitadas.
A flor unitária foi a escolhida pela atriz Juliana Paes em seu casamento. Não sou muito fã deste ítem, parece que se pegou uma for no jardim e foi, mas pode dar muito destaque por ser diferente. E olha que linda esta da foto ao lado.
.
Algumas noivinhas também optam por trocar o buque por lindos terços. pode ser aquele que já está na família a anos ou pode ser um encomendado para a ocasião. Eu gosto da idéia, mas utilizaria ele junto com o buque. Fica lindo e não se perde todo o charme das flores.
.
Já vi também aquele formato bolinha, que a noiva carrega como se fosse uma bolsinha. Acho fofissimo para daminhas. Para noiva acho meio estranho, mas gosto é gosto.
.
Por último, tem o buque reluzente. Ele é feito com cristais lapidados (Swarovski) e fica um charme. Mas são para pouquissimas noivas uma vez que devem ser caríssismos. Mas podem ser eternizados e virar jóia da família. Uma ótima idéia também.
.
E vocês, já escolheram o formato do buque??? Ainda estou em dúvida, mas logo coloco os que eu gosto. Bjos

4 comentários:

Mariana Alcântara disse...

Visito seu blog a algum tempo, mas o post de hoje me encantou completamente...

Sempre tive muita dúvida quanto ao formato do buque e seu post simplismente esclareceu e clariou minha escolha...

Sempre soube que meu buque seria no tom verde - talvez somente folhagens... mais adorei suas dicas e até estou pensando em inover e quem sabe arriscar um pouco no formato escolhido...

Venha me visitar e não deixe de comentar meu spcaes...

Atenciosamente,

Noiva Neurotica

Amanda Zambrim Aranda disse...

Ahhh o meu ja ta escolhido sim hehe. Formato redondo de tulipas cor de rosa. Bem a minha cara hehe.
Bjuss

disse...

Eu fico com o redondo, e optei por lírios...
Bjnhos flor!

Aline Vicentin disse...

oieee...
então, acho que meu buquê vai ser no formato redondo com tons em rosa e lilás,minha decoração vai ser verde e branca, deixei as cores para meu buquê..
bjinhus e passa lá no meu bloguxo para dar um oizinho..rs