27 de fev. de 2009

São só crianças...

Estou com saudade dos fofuchinhos dos meus sobrinhos, na verdade sobrinhos emprestado né, pois o tio mesmo é o noivo. Nossa deve ter pelo menos um mês que não os vejo. E como criança na idade deles crescem rápido, devem estar imensos quando eu os ver. A questão é qeu o noivinho trabalha final de semana sim e outro não e até coincidir de virmos para a casa da minha mãe, com ele não estar trabalhando com os meninos estarem aqui é um custo só. Ai, são tão "gostosos". Em homenagem a eles, já que ficarão todos gatissimos no casamento, postarei um pouquinho sobre o assunto.
.
Essa tradição, além de ter o significado de abrir o caminho da noiva, anunciando a sua chegada e sua entrada, enriquece esse momento tão aguardado por todos ao conduzir a noiva até o altar.
.
Os pajens, damas de honra e daminhas não são indispensáveis, mas, sem dúvida embelezam a cerimônia. Cabe à noiva decidir, por isso, lembre-se:
.
* Com pelo menos 6 meses de antecedência convide as daminhas e os pajens e se certifiquem de que eles terão uma idade boa para entrar na igreja na época do casamento. Não vá pensando que a crinaça irá desenvolver ou que não dará problemas para entrar. As crianças com menos de cinco anos são sempre uma surpresa: podem entrar lindas, mas também podem não entrar ou voltar na metade, ou chorar assustada com o barulho e com as pessoas.

* Modelos iguais aos da noiva não são muito apreciados, mas isto não é uma regra. As crianças ficam iguais “bolos” e pode parecer meio adulto, a tradição indica que podem ser de cor diferente. Tente escolher modelos que não seja tomara que cai, assim as daminhas ficarão mais confortáveis com o vestido.

* Todo o grupo de daminhas deve usar o mesmo tom e, se possível, o mesmo modelo

*As daminhas e pajens não estão acostumados com o estilo de roupa que terão que usar no casamento. Cuidado na escolha do modelo e do tecido.
.
Eu particularmente estou muito em dúvida sobre o assunto. Queria algo bem limpo, nada de noivinha bolo ou coisinhas pesadas (tipo vestido vermelho, laranja, verde), é apenas um gosto, eu não aprecio. Gosto de modelos que as meninas poderão rodopiar tipo princesas,... esse mesmo que você imaginou (tenho certeza) quando era pequena e ficava rodando só para a saia voar. Nas fotos abaixo tem modelos belíssimos. Qualquer um deles eu colocaria para as meninas. São clean, levinhos e fofos.
Bem, se vocês repararem, a maioria são vestididnhos brancos com detalhes em uma cor. Acho que depois de rodar e ver várias fotos sempre cai no mesmo estilo. Varia um pouquinho, mas semrpe é a mesma idéia. Acho que será assim mesmo.

Olha que gracinha a saia destas ultimas 3 daminhas. Tem uns detalhes coloridinhos. Meigo não?

Este rosa gostei do modelo mas achei meio retro a cor para colocar na daminha. Mas é bonitinho. Este segundo é um amor, tem até manguinhas. O terceiro eu usaria sem dó nem piedade se minha decoração adimitisse tal abuso (adoro esse bege, marrom, sei lá que cor é). Lindo, lindo. E este último eu gostei das listas na saia. Diferente, moderno e acho que minhas daminhas iriam adorar.

.

Agora enquete e opinião. Terei 3 daminhas. 2 com mais ou menos 4 aninhos e uma com quase 7. Como a ultima é diferente colocarei como florista, e ela entrará sozinha depois dos casalzinhos de pajens e damas. Ela precisa estar com o mesmo modelinho certo? A primeiro opção seria ela entrar na minha frente mas algumas meninas disseram que não fica bom porque tampa o vestido e o pessoal olha mais para a daminha e bla, bla, bla, vocês colocariam assim ou ela junto com as outras?

.

Pergunta mais difícil agora. Uma amiga me disse que a noiva "banca" os vestidos das daminhas. Isso é verdade? Pois pensava piamente que a noiva só ajudava com cabelo, acessórios (essas coisinhas) buque e maquiagem (caso tenha), mas o vestido? Terei tantas coisas para pagar, não estava contando com mais esta despesa. Fica feio eu falar com a mãe da criança antes dela aceitar o pedido, que ela terá que ajudar nos custos do aluguel do vestido? Eu achava que era normal se fazer isso. Por favor me digam a verdade ok.

5 comentários:

Aninha disse...

Olha é uma delicadeza pagar pelo vestido da daminha e roupa do pajen...mas ai depende da liberdade que vc tem com os pais das crianças. Se for pouca sugiro que pague. Eu adoro essas roupinhas tb. Bjs

Aline Vicentin disse...

nossa miga, esse assunto é polêmico.
Também estou nessa dúvida, com tantos gastos que temos com o casamento, ter mais esse para esquentar nossa cabeça é demais né?
Mas acho q vai depender muito de sua liberdade com as mães das daminhas.Se eu fosse mãe de uma daminha, eu mesma me ofereceria para pagar, mas aí é de cada uma né?Eu terei 2 daminhas, uma delas é minha filha, e a outra já percebi que terei que pagar tbm..rsrs
Bom, desejo que resolva esse empasse da melhor maneira possível e que seu casamento seja linda.
bjinhus e qdo puder passa lá no meu bloguxo para me fazer uma visitinha...

Any disse...

De, eu acho q vale a pena bater um papo sim, falando da possibilidade da mãe ajudar a pagar o vestido. A mãe da minha dama foi mt gentil e me perguntou se eu queria q ela arcasse com as despesas... O diálogo é sempre bom...

Alyne Frazão disse...

Dê,

q crianças lindas... Olha essa tb é uma dúvida q eu tenho, pq caso eu tenha q pagar, lah vem um grande gasto... rs
Bjs e bom fds !!!

Guilherme Brandão disse...

veja www.albumdecasamento.com/blog