15 de fev. de 2009

Lembrancinhas ... 2

Olá meninas... depois de uma sexta feira 13, um 14 cheio de amor por grande parte do mundo (Valentine´s Day) e que chegou aqui no Brasil com um pouquinho de mágica alegrando o dia de muita gente, é dia de nova receitinha e cursinho prático aqui no Blog.

Claro que a santa "Casa Gourmet" está aqui para mais uma ajudazinha. Ok, vocês devem estar pensando que falta do que fazer para ficar fazendos uns cursinhos e tals, mas a questão é que, como é perto do meu serviço e tem dias que fico sozinha sem o noivinho a noite, ficar em casa me chateia então corro pra lá para ver alguams novidades e diquinhas. Tem sido ótimo. Na verdade tudo parece muito fácil lá, eu só não testei nenhuma receitinha ainda.

Hoje, famos falar um pouquinho de lembrancinha e dar uma receitinha aqui.

Os mini Bolos tomaram conta da cabeça de muita gente no ano que passou, teve várias noivinhas que optaram pela delicia ao invés de bem casados ou outras lembrancinhas... como a Juliana Paes. Eu particularmente acho um charme, mas um mimo meio carinho demais para meu bolso, visto que normalmente se acha cada bolinho por uns R$ 18,00, R$ 25,00 e por ai vai. Claro que estes são confeitados e tals. Mas mesmo assim meio caro para dar um para cada de lembrancinha.

Já vi gente que optou por fazer uma pirâmide com mini bolos ao invés do bolo tradicional e distribuir para quem quiser um bolinho individual. Já vi gente oferecendo como lembrança apenas para os padrinhos ou distribuindo junto ao convite dos mesmos ou como agradecimento depois do casamento (estas opções eu já considero uam vez que os padrinhos são poucos e acho que eles ficariam super felizes)... e claro, sendo poucos eu mesma poderia fazer. heheeh.

Sim pois ai embaixo vai o cursinho sobre massa americana dado pela Cake Designer Mila. Não façam esta cara por causa da massa americana, tadinha.ok, claro que já comi bolos horríveis com gosto de massa americana industrial, mas esta caseira... super está aprovada por mim (hehe, eu experimentei, nota 10, podem confiar). Vejam por vocês mesmas, podem testar. O contato dela é: Mila Cakes - http://www.milacakes.com.br/ - tel (BH) (31) 3417-9828 ou (31) 8727-8014. Ela é super caprichosa, só não sei se o preço é bom, mas quem tiver interesse eu aprovo ok. Estes primeiros mini bolos foram tirados do site dela (hehe, sem permissao, mas como estou elogiando eu acho que eu ganho crédito hehe).


PÃO DE LÓ

Ingredientes:
- 6 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de água fervendo
- 1 colher de fermento
Modo de preparo:
- Bata as 6 claras em neve, depois acrescente as gemas e o açúcar aos poucos, batendo por mais 10 minutos. Fora da batedeira, misture a farinha e o fermento e vá acrescentando aos poucos a água e a farinha, mexendo lentamente com as mãos.
- Unte uma forma para mini bolo e despeje a massa até 2/3 da forma
Observações:
Normalmente os mini bolos tem de 5 a 11 cm de diâmetro e 6cm de altura. Procure a melhor forma de acordo com o que você deseja.
Esta receita deixa o bolo meio aerado e super macio, podem testar. Depois é só colocar o recheio ( o ideal é pelo menos 2 camadas), e depois decorar com a pasta americana.
Dica: Nunca molhe o bolo com leite, refrigerante, e estas coisas ácidas, pois pode azedar o bolo principalmente no calor e pois a massa americana abafa o bolo. Prefira uma mistura de água morna, açúcar e um colherzinha de conhaque. O gosto do último não irá aparecer e você pdoe controcar o açúcar colocando o bolo mais ou menos doce. O alcool é apenas para preservar por mais tempo sem azedar.
PASTA AMERICANA

Ingredientes:
12 gr de gelatina incolor (1 pacotinho)
1 colher de sopa (bem cheia) de gordura vegetal
1 colh. (sopa) (bem cheia) de glicerina – em tempos chuvosos, trocar este item por mais 1 colh de gordura vegetal
2 colh (sopa) (bem cheia) de glucose
+- 600 gr. De açúcar de confeiteiro impalpável
¼ de xícara de água para hidrata a gelatina.
Essência incolor de qualquer sabor – as melhores são baunilhas e morango – é preciso estar de acordo com o sabor do bolo, tem que estar em harmonia. Baunilha dá com quase todos os sabores
Modo de preparo

*Em uma panela, coloque a água quente e vá despejando aos poucos a gelatina incolor. Não misturar com a colher para não dar espuma. Dar apenas uma leves mexidas rodando um pouco a panela. Deixe descansar por uns 5 a 10 min até hidratar por completo.
* Leve em banho Maria até que se dissolva. Acrescente a glucose, a glicerina e a gordura aos poucos. Espere até derreter mexendo sem parar. Acrescente meia tampinha de essência da sua escolha. Irá ficar parecendo uma goma quando chegar no ponto.
* Peneirar 600 gr de açúcar em uma bancada fria, abra uma cova. Pegue um pouco do açúcar e despeje na panela misturando até que não fique totalmente líquido. Para dar uma forma. Despeje tudo dentro da cova. Misture a massa e o açúcar com uma espátula. Não é bom colocar a mão neste momento. Até formar um bolinho.
* Vá sovando a massa com a mão até ela ficar homogenia. Para ver o ponto, segure a massa no alto e deixe ela escorrer, se ela descer muito rápido, é porque ainda não ficou pronta.
* 660 gr de açúcar é para princípio, vá despejando pequenas quantidades do mesmo para conseguir o ponto. Será mais que 700 gr o utilizado e menos de 1 Kg, ir conferindo.
* Depois de uns 10 min sovando ( a massa deve estar ainda quente) , coloque-a um pouco aberta na bancada com um plastico apenas cobrindo (não colocar dentro da plástico para a massa não cozinhar). Deixe por uns 10 min. Quando retirar, teste para ver o ponto de novo. Normalmente a massa estará mais dura, mas ainda estará caindo.
* Continue covando com açúcar aos poucos, pois sempre que descansar ela irá chegar mais perto do ponto. Após um pouco de açúcar, deixe descansar novamente por mais um tempo.
* Quando a massa chegar no ponto ela não poderá ficar mais fora do plástico, sempre deixe a massa enroladinha. É recomendado que utilize apenas a massa em partes. Fora da geladeira a massa dura 1 semana no plástico. Já na geladeira, ela pode durar 1 mês.
* Pegue um mini bolo já recheado para enfeitar.
* Para cobrir o bolo, retire parte da massa e utilizando um rolo abra até fazer um diâmetro 4 vezes maior que o do bolo. Se o bolo tiver 10cm, abra uma massa com pelo menos 40cm de diâmetro.
* Com a ajuda do rolo ajeite a massa encima do bolo e vá esticando nas berradas. Não estique muito para não rachar.
* Após ajeitado, acerte as beradas com um rolinho de cortar pizza bem rente ao fim do bolo. Depois é só decorar da maneira que você quiser. Utilize cortadores de biscuit para alguns detalhes. Para pregar no bolinho, se a massa for recente, basta colocar um pouco de agua. Já se tiver algum tempo, precisará de uma cola especial para colar os detalhes.
Sempre que for colorir a pasta americana utilize corante a base de gel
Observação:
Não sei ao certo quantos bolinhos dará para cobrir com a receita acima, mas deve ser pelo menos uns 8 a 10, pois sobra bastante massa.
Ai embaixo vai mais algumas idéias de mini bolo. O último modelo foi o distribuido pela Julina Paes, os outros me desculpem, não sei onde peguei. Quem souber me dê um toque para colocar a fonte aqui ok.
Espero que tenham gostado e mãos na massa...

4 comentários:

Pri disse...

eba!!! adoro receitinhas! adorei!
beijinhos Pri

Ge disse...

Adorei os mini bolos, tem um selinho para vc no meu site, bjs

disse...

que coisa fofa, e realmente é uma ótima opção para presentear os padrinhos...
Bjnhos flor!

Nariinha! disse...

Gostaria de saber se vc tem como me informar onde encontro ammendoas...
Nossa tá dificil de encontrar!
BjO!
Seu blog é perfeito!