22 de jan. de 2009

Quem eu devo convidar....



O dilema bateu em minha porta hoje. Devemos ser cordiais e ter boas maneiras ou sem educação e egoistas?
Para você foi fácil responder esta pergunta? Nossa, esta me tirando o sono, pois estou convencida quase que 100% que serei muito sem modos no meu casamento. Eu explico... alguém ai tem uma família enorme que só de familiares de 1º grau já deu quase 200 convidados ? Haaa, então vcs sabem do que eu estou falando. Mini wedding nem passou pela minha cabeça pois a família é enorme e não tem como convidar só alguns e eu nem quero né.

A questão do convite e da festa de casamento é realmente muito complicada. Inicilamente descobri que existem 4 modos para se convidar para a recepção.
1) os noivos enviam o convite comunicando o local da cerimonia e recepção e todos (sem exceção) são convidados para a festa;
2) enviam o convite e pedem para confirmar a presença pelo RSPV (pelo menos se sabe quantas pessoas irão) – o rombo na conta é grande, mas previsível;
3) distribui os convitinhos para a recepção apenas para aqueles convidados que foram na cerimonia (alguém fica responsável pelo serviço, em muitos casos, o cerimonial) e
4) envia um convitinho anexo (tipo “vale empada”) junto com o convite onde consta o local da recepçaõ e somente é permitida a entrada daqueles que tiverem o cartão.
Vou ser sincera, eu acho o mais elegante o 2º modo. E o mais sem educação o 4º, mas somente quando este exclui alguns convidados, ou seja, alguns convidados recebem o convitinho e outros não. Acaba que na igreja aqueles que não receberam fica sabendo da recepção e ficam chateados com os noivos por não terem sido lembrados. Ou seja, para dar presente e para a parte “chata” do evento eles são convidados, mas para a festa não... completamente compreensivel. Acho isso meio chato, igual entregar os convitinhos na igreja mas apenas para umas pessoas. É, isso existe também. Fiquei sabendo que em um casamento a mãe da noiva foi distribuindo e as vezes tinha uma rodinha com vários convidados e ela passou dando os convites apenas para alguns... olha que coisa horrorosa (o pior na minha opinião).

A questão é que já pensei em todos. O 1º sem noção, cidade pequena, vai aparecer gente de todo lado e festa para 1000 pessoas. Já o 2º, apesar de gostar, acho que não terei como controlar o n. de pessoas. O pessoal não confirma pois não tem constume, terei que gastar com um RSPV ativo ou terei que fazer o serviço. Além de que se deixar aberto para a confirmação, vcs pode confirmar a presença de várias pessoas e terei que explciar que para aquele convidado está “aberto” o convite apenas para 3 pessoas e não ara 10 como o memso informou.... e dor de cabeça e reclamação... muito complicado para mim.
Bem, convidarei parentes de 1º grau, amigos intimos, algumas pessoas do serviço e alguns parentes distantes e amigos dos meus pais e pais do noivo. Para parentes, existe aquela tia velha da minha mãe ou aquele primo do meu pai que tem 10 filhos mais 15 netos e por ai vai. Ok, ficaria chatíssimo se eu não convidasse no estilo... “nossa, a filha da Maria angela se casou e nem convidou, que coisa feia” e a família é assim mesmo, todo mundo sabe. Eu já sitei aqui no blog a questão da “PARTICIPAÇÃO” que para mim seria a solução, mas para minha mãe, tenho certeza que ela irá querer convidar, então penso em mandar um convite “Fulano de tal e família , extensivos os filhos casados” e envio junto uns 4 convites. Eu sei que gente muito mais “sem educação” que eu irá ligar para minha casa pedindo mais convite para o namorado da sobrinha do filho do vizinho, mas infelizmente não teremos mais convites. Povo sem noção né. A intensão é chamar 4 pessoas da família para representar os demais neste momento. Terão que entender sim que hoje em dia ninguém consegue fazer festa para tantas pessoas. Imagine só. E mesmo assim, só será desta forma porque meus pais irão ajudar na festa, pois se não ajudasse, eu seria totalmente sem educação e dali cartões de participação.
No 3º modo eu fico com medo do povo saber antes que tem festa (porque sempre escapa e o povo fica sabendo) e aparecendo meu primo de 16 anos com mais 5 colegas, mais o filho do amigo da minha mãe com a namorada e a irmã da namorada. Vcs sabem que festa 0800 aparece gente de tudo quanto é lado, e como eu disse, distribuir os convite spara apenas algumas pessoas eu acho péssimo. Então voltamos a questão que terei relamente que dar “vale empadas”. Não é o mais educado, mas para não me chatear e afetar as finanças da família, acho o modo mais prático e democrático. Se vc for intimo da família será convidado a família inteira, se não for, terá que fazer um bingo para ver quem terá a honra de nos acompanhar hehehe brincadeira.
Ah gente, fala sério, estou sendo muito egosísta e mal educada? Todo mundo faz isso né. Sejam sinceras.

9 comentários:

Ge disse...

Eu vou mandar os convites individuais. Se estou convidando só o casal mando 2 se quero que os filhos vão mando 4. Além de fazer RSVP. Bjs

Bruninha disse...

Eitaaaaaaaa que isso é um dilema ne, mas tem q mandar os individuais.
AS pessoas tem q entender neh


bjs

Anônimo disse...

Vou fazer igual a Germana tbm..Ah, naum dah pra ficar chamando meio mundo..Sou super a favor do miniwedding, mas minha família é grande, entaum, taca convite ind.

Bjus

Amanda disse...

Ai, tá diícil viu. Também estou tentando cortar um monte de gente da minha lista, mas não está dando.
Acho que vou mandar o "vale empada" só para os mais folgados, tipo aqueles que se deixar, levam os vizinhos todos e pretendo fazer RSVP também. Acho que é o jeito mais tradicional.
Obrigada pelo selo! Fiquei muito feliz!

Bjs,

Amanda

disse...

Oiê,

Eu pensava como vc, mas o desespero quando vi a lista crescer e a possibilidade de sair mais caro ainda, resolvo fazer os convites individuais anexos ao convite, informando assim a quantidade de pessoas por família que estão convidadas e terei RSVP para ter um controle do numero de pessoas... Pode parecer deselegante, mas me previne de suspresas quanto ao numero de convidados... beijinhos!!!

Juliana disse...

Bom, eu vou ser mal educada ou o q for, mas vou mandar os convitinhos individuais sim
pq mais mal educado é quem aparece sem ser convidado e isso não sai de graça pra nós noivos
=)

Fer disse...

Oieeee
Complicado isso né...eu não vou mandar os convitinhos mas vou avisar a todos que haverá lista na porta do sitio, vamos ver se assim não aumenta o numero de convidados
bjusssss

Juliany Cristina Rigueira Ferreira disse...

Só para constar, entrei no seu blog por acaso... Na verdade estou querendo saber se a igreja católica faz casamento no sábado de aleluia, pq marquei o meu para 3/4 e agora ouvi rumores sobre isso... aff... Enfim, vc tem quase 200 parentes de 1º grau. Agora pensa::: eu tenho 374 parentes entre tios, primos e filhos de primos... Ninguém merece família enorme assim!!! O pior é que quero convidar meus amigos e meu noivo os deles... Está um drama só... Estou neste mesmo dilema: Convidar ou falir?

Milena e Maurício disse...

Olá, meu casamento será em 20/03/2010, entretanto os preparativos estão meio atrasados...rsrsr....agora estaremos entregando os convites de casamento, mas a lista apenas de parentes é de 292 pessoas, fora os padrinhos e amigos íntimos. Estamos num dilena muito grande sobre como convidar os colegas de trabalho ou não...mas tem alguns que precisamos convidar pois frequentam as nossa casa e vice-versa e outros que só vemos no trabalho mesmo...está bem complicado de saber como convidar alguns sem magoar muito os outros....