10 de jan de 2009

Aulinha rápida e pratica sobre decoração e organização da casa

Meninas, eu não sou nenhuma decoradora ou coisa parecida, mas para a minha casinha, tive que começar a olhar algumas coisinhas e ficar a par das coisas, principalemnte porque provavelmente nosso apê será meio pequeno e teremos que otimizar espaços. Vai ai então umas diquinhas que eu coletei.

Uma vez li que “apartamento pequeno é aquele que acomoda mais elementos do que comporta”, coisa mais certa do mundo. Quando penso nisso, penso em casa de vó. Pois antigamente o povo tinha mania de entulhar tudo dentro de casa e deixar cheio de bujigangas, aquele aparelho de jantar que ganhou de casamento mas que nunca usou, esse tipo de coisa.

1- Se você não vai usar ou usufruir do móvel que está dentro de casa, por favor tire e veja que espaço você conseguirá. Evidente que sabemos quando um ambiente apresenta poucas dimensões para seu uso, no entanto deve-se lembrar que o uso de diversos elementos que acreditamos ser indispensáveis, provavelmente não são. Isso está relacionado diretamente com aquela cisma de colocar sofas 2 e 3 lugares em uma sala minúscula, venhamos e convenhamos, se vc colocar apenas um e uma cadeira ou alguns puffs, ficará muito mais espaçoso e clean e ninguem que chegar em sua casa vai ficar reparando no quanto ela é pequena.

2- Se sua cozinha é muito pequena, pense na ideia de colocar uma bancada ao inves de uma mesa. Normalmente estará apenas vocë e seu marido, uma mesa só atrapalharia na passagem.
Isto vale também para o quarto. Colocoar uma cama maior que o devido e ainda colocar penteadeira, escrivaninha, sofá, um guarda-roupa enorme, isso não comporta.

A coisa mais importante aqui é ter um projeto. Calma, se vc é como eu que não tem condições de pagar um decorador profissional para projetar o ambiente, faça você mesma este papel. Praticidade, organização e conforto serão peças chave nesse projeto, leve isso como guia em todas as etapas em todos os elementos que implementar. Se alguma idéia for dificultar na circulação ou no visual, pense duas vezes, provavelmente você irá se arrepender depois.

3 - Antes de comprar os móveis, é importante medir todo o espaço para ver o que ficará bom e o que é muito grande ou desajeitado. Colocar um sofá onde não caberia o mesmo pois tem uma porta dará muita dor de cabeça. Aproveite e messa a largura das portas e janelas.

4 - Menos é mais – muitos enfeites, móveis, cor tudo irá contribuir para que dê uma impressão que o cômodo é menor do que realmente é e a nossa intensão é aumenta-lo então tentaremos diminuir ao máximo aquilo que não é importante em cada cômodo;

5 - Se o orçamento permitir, avalie algumas das opções de reformas estruturais simples - a colocação de portas-sanfona ou de correr podem solucionar um problema de circulação do ambiente, a retirada total de uma porta tambem pode ajudar muito, criar um nicho na parede onde poderá guardar livros ou porta-retratos é uma alternativa à colocação de uma mesa de canto ou prateleira.

6 - Avalie a iluminação e circulação do ar no imóvel. Aquela sala cheia de tecidos pesados como camurça ou veludo oferece um aspecto denso ao ambiente, e são armazens de pó, ruim pra circulação do ar, essa é diretamente afetada quando elementos decorativos em exesso são implementados

7 - Ouse mas não abuse – utilize espelhos para dar maior amplitude ao comôdo e;ou refletir uma janela. Eles são ótimos para aumentar a sensação de espaço.

8 - Espalhe suas fontes de iluminação, uma única lampada no centro da sala tem a tendência de aproximar as paredes, portanto, coloque abjures, arandelas, luminárias piso-teto nos cantos do ambiente

9 - Aqui não tem segredo, escolha móveis leves, lisos (sem muitos detalhes), preferencialmente com rodinhas e elementos multi-uso. Respeitando sempre que móveis menores serão melhores acomodados quando o cômodo for menor.

10 - A escolha das cores deve ser cuidadosa, geralmente o que se ouve é que o espaço pequeno deve receber cores claras e suaves, e isso é a mais pura VERDADE, no entanto se você pintar todas as paredes de tons clarinhos poderá tornar sua casa um lugar sem graça e pouco aconchegante, por isso escolha uma parede menor, a parede embaixo da janela ou mesmo um canto da sala e aplique cores mais fortes e vibrantes.

Depois eu volto com mais dicas...

3 comentários:

Biluquinha disse...

nossa... Super útil as dicas, já anotei todas. Obrigada!!
beijinhos

Alexandre e Germana disse...

Ótimas dicas, amei!! parabéns, aguardo mais rsrsrsrs.
Bjs

Malu Vieira disse...

Fiz exatamente isso no meu ap!
tem fotinhos lá no meu blog!
bjus