24 de jan. de 2009

Até que enfim ele apareceu por aqui...

Um assunto que nunca comente aqui, sobre o traje do noivo. Bem, inicialmnete eu não sei o que achar do assunto. Cada lugar fala uma coisa. Então, peguei o livro “casar é muito fácil” da Emanuelle Misura (fonte confiável heheh) para postar um pouquinho sobre o assunto.

No dia os flashs estarão voltados não só para nós, noivas, mas também para o noivo, taí o motivo de não deixar de lado ou achar insignificante a escolha do traje do mesmo. Esta escolha definirá o traje dos padrinhos e dos outros convidados da festa. O noivo é a principal figura masculina da festa. Isto não quer dizer, contudo que deva diferenciar-se radicalmente dos restantes convidados do sexo masculino. O noivo deve estar elegante assim como a noiva e ser o mais discreto possível. Esqueça qualquer tipo de brilho, cores estravagantes os modismos, neste caso, menos é mais.
É muito importante que a roupa dos dois combine uma com a outra, para o casal ficar em harmonia. A primeira coisa a fazer é chegar a um acordo sobre o que os dois vão usar, levando sempre em conta o tipo de cerimônia, o horário e o estilo do casal. O que não falta são alternativas para todas as ocasiões.
Sempre é bom lembrar que o clássico nunca cai de moda e a chance de errar fica bem reduzida. Esse dia pede um modelo diferenciado, dos demais convidados ou do dia a dia, assim como a noiva o noivo estará em destaque.

Modelos de roupas:

- Ternos: O traje pode ser formado apenas por calça e paletó no mesmo tecido, dispensando o colete. Devem ser sempre nos tons escuros para cerimônias formais a noite. Se for usar o terno é bom que escolha uma bonita gravata. Tons mais claros apenas se o casamento for durante o dia. Quando não há opção por traje a rigor, a melhor indicação é o terno, seja para o noivo, padrinhos e convidados. O noivo e os pais devem ganhar destaque com o uso de complementos em tons ou estampas diferenciadas. Aos padrinhos, restringe-se o uso de gravatas com no máximo duas cores.

- Meio fraque: é o modelo de terno escuro, calça risca de giz e colete branco ou cinza. È aconselhável que os padrinhos usem o mesmo traje. Acompanha usar camisa branca a rigor, colete de seda, lenço e gravata plastrom, na cor cinza ou outro tom requintado como o azul-acinzentado. Também pode ser usado com camisa social e gravata comum.
- Fraque: É conhecido como traje “pinguim” por ter a parte de trás do terno mais longa. Traje com paletó ajustado ao tronco, mais arredondado na frente e comprido, tendo pontas alongadas nas costas, que vai até qause os joelhos. A cor do paletó pode ser o preto ou o cinza-chumbo e a calça com riscas em cinza e preto. O colete será na cor cinza claro, assim como a gravata, que é larga, confeccionada em cetim ou seda e é amarrada em forma de lenço. A tradição pede um fraque para cerimônias mais formais (desde que todos no altar acompanhem esse traje).
- Casaca, smoking, Summer, Black tie ou dinner jacket são usados apenas quando a cerimônia for muito formal. O Smoking embora seja um traje de gala e para festas noturnas, não costuma ser muito utilizado no Brasil, devido a ser um traje usado pelos garçons em eventos mais requintados. Os entendidos dizem que o smoking não é um traje apropriado para cerimônias de casamento por ser exclusivamente um traje de festas de gala.

O noivo sempre usou o tradicional meio-fraque na maioria dos casamentos. Hoje existem trajes diferentes e bastante elegantes (como jaquetão e ternos de modelos italianos), em cores como azul-marinho, vinho, preto, cinza, pérola e estampas como "Riscas de Giz" entre outras. Estes trajes podem acompanhar coletes e gravatas ou plaston bastante diferentes. O mais importante é a descaracterização do dia-a-dia.

Alem da gravata, dê atenção especial a estes detalhes:

* Meias – O ideal é que sejam finas e no tom da calça.
* Cintos: acompanham as cores dos sapatos
* Sapatos – Devem seguir o figurino e também ser do mesmo tom que o terno. Costumam restringir-se a duas cores básicas, preto e marrom, que combinam com a maior parte dos trajes São sempre pretos com fraque, casaca e ternos grafite e marinho.
* Lenços e faixas – Vai depender do modelo, mas procure manter a discrição. Afinal são apenas detalhes da roupa.
* Abotoaduras ou capas de botão – Nada o obriga a usá-las, mas elas vão complementar de forma muito requintada todo o visual.

Importante

- Flores mais tradicionais para lapela do noivo: cravo, angéliaca e denphal.
- O noivo deve estar mais arrumado que os padrinhos através do uso de um colete, e uma gravata diferenciada ou lindas abotoaduras.
- É tarefa do noivo levar uma bonita caneta para a hora das assinaturas.
- Branco NUNCA. Nem em cerimônias de manhã. Caso o noivo faça questão, coloque um bege claro em algum detalhe. O branco é exclusivo da noiva.
- A cor da meia deve ser a mesma da cor do sapato. E a blusa deve ser sempre mais clara que o terno.
- Não é nada legal o noivo usar maquiagem. O visual deve estar de acordo e muito bem caprichado.
1. Terno (cor clara)
2. Terno ( cor escura)
3. Tunica (preto)
4. Smoking
5. Jaquetão
6. Meio-Fraque
7. Fraque
8. Tunica (cinza)

Espero não ter errado nas fotinhos dos trajes. Qualquer erro me avisem...

E ai, já escolheram o seu preferido

5 comentários:

Amanda Zambrim Aranda disse...

O meu namorado já comprou a roupa que ele vai usar. É um terno cor chumbo (ou algo parecido hehe, é quase um preto), risca de giz. Lindo lindo. O sapato tbm já tá comprado. É de bico quadrado e preto. Meu amor vai ficar lindão hehehe
Eu queria q ele usasse gravata rosa (pq pretendo usar sapato rosa tbm hehe, combinando com o bouquet) mas não sei se vou achar uma gravata rosa bonita e nem sei se ele vai aceitar asuhuahsua
Acho que se não fosse terno, o unico que ele usaria seria o meio fraque.
Bjusss

Ingrid Soares disse...

Olá, tb sou uma noiva 2010, parecia longe, mas agora cai na real q já será no proximo ano, vou começar os preparativos.
Boa sorte p vc.
Beijos.

Regiane Modesto disse...

Está decidido: terno nele! rs

Básico, bonito, tudibom.

Estarei aí em BH na próxima semana. Não vejo a hora...

Bjim,

Sylvia disse...

Oiii
meu noivinho vai usar a casaca inglesa, que é o modelo 3 da foto, só que com a gravata prata...

bjus

Cristina Valluy disse...

Olá Dê,

deixei uma brincadeira para voce la no meu blog...


Beijos