2 de dez. de 2008

Eu acredito em supertições



Sou uma menina superticiosa, não vou negar. Super acredito em algumas. Claro que o povo exagera né, tipo, se casar com outro casal um rouba a felicidade do outro, e bla, bla, bla, se fosse assim coitada daquelas que irão ter casamentos no mesmo dia e igreja - se uma for roubar a felicidade da outra.

Mas certas coisinhas acho engraçadinhas e também não brinco com a sorte né. Terei e pronto.
Vai ai uma listinha de tradições e supertições que eu aceito:

  • Noiva do lado esquerdo do noivo
    Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo. É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse "roubar" a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate. Segundo a superstição, quando a noiva fica no lado esquerdo, também significaria afastar o risco da infidelidade.
  • O noivo não pode ver a noiva vestida para a cerimônia antes do casamento É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos), ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, a noiva se encontra com o futuro marido.
  • Noivo carrega a noiva no colo
    Este costume é oriental. Acredita-se que os gênios ruins (que atacam apenas as mulheres) ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido protege a esposa carregando-a. O objetivo é evitar maus espíritos e espantar a crença que se a noiva cair na entrada de casa terá um casamento infeliz.
  • Nomes na barra do vestido da noiva
    Existe uma tradição baiana que diz que ter o nome bordado na barra do vestido de noiva de uma amiga atrai casamento. A tradição é bem clara: as amigas que estiverem com o nome na barra do vestido da noiva, se casarão em breve.
  • Moeda no sapato da noiva
    Segundo o costume antigo, a moeda simboliza prosperidade, riqueza e homenageia a deusa da castidade, Diana. Assim, a noiva deve colocar uma moeda dentro do sapato para atrair dinheiro para a família.
  • Alguma coisa nova, alguma coisa velha, alguma coisa azul e alguma coisa emprestada Com origem nos Estados Unidos, diz a tradição que a noiva deve usar algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul no dia do casamento. (Este é assunto para outro post).
  • Latinhas amarradas atrás do carro
    Diz a tradição que, para afastar os maus espíritos, canecos, testos e outros utensílios de metal eram amarrados à carruagem ou montaria nupcial, foram estes objetos que originaram a tradição de pendurar latas no carros dos noivos (Assunto para outro post).
  • Flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos
    A flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos, geralmente é um cravo. Ela simboliza a afeição e carinho da noiva pelos parentes e amigos mais próximos.
  • Oração de proteção no casamento (assunto para outro post)
  • Florista (ainda não sei se terei)
    Os antigos romanos costumavam atirar flores no trajeto da noiva, pois acreditavam que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido. Hoje em dia esta tarefa é dada a florista, que pode ser uma das damas que honra que entram antes da noiva.
  • Jóias
    Não use pérolas no casamento, dizem que elas trazem má-sorte para os noivos;
  • Data do casamento
    Não se case em janeiro, para não ter problemas econômicos ao longo da sua vida de casada. E não se case em agosto, mês do desgosto.(existem até empresas que dão desconto para aqueles que escolherem tais datas).

Claro que existem mais umas 1000 pelo menos, mas essas são umas que eu acho importantíssimas. Depois tento postar mais algumas ok. E vcs o que irão fazer para espantar o azar e trazer sorte?

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi! Adorei seu blog!
E seu post...

Eu tb acredito em algumas... Mas outras, acho que são demais também...

Noiva do lado esquerdo: ok; noivo não vê noiva: ok (com certeza, mas meu pai vai ter que me ver, até pq ele vai me levar pro altar...); noivo com noiva no colo: bem, se ele me agüentar... espero emagrecer muito... nomes no vestido: só se for em post-its, meu vestido vai ser aluguel, aliás ia ser engraçado se ficassem caindo... moeda: nem sabia, gostei. coisas diversas: ok; latinhas: espero! lapela: ??; oração: claro; florista: ok; pérola: não acredito.... adoro pérolas, e tem muito vestido com pérolas... acho lindo; data: aí é que eu entro. ADORARIA se tivessem salões por aqui que dessem desconto em agosto... hehehe, mas pelas enquetes que tenho visto, essas coisas mudram muito!!

Enfim!
Me alonguei. Desculpa! =D

Beijocas.

Ahhh!!! Vou te add, ok?!

Amanda Zambrim Aranda disse...

Oi, td bem ??
Bem legal seu blog. Só nao concordo com a tradicao do mes de Agosto, foi nele q comecamos a namorar e nele q vamos nos casar =)
Vou linkar vc no meu blog, me linka aki tbm ??
www.lindocasorio.blogspot.com
Bjinhus

Amanda Aranda

Julia Niquet disse...

Eu total acredito em supertições! Quanto mais melhor! hehe

Quanto as bolachas do ultimo post, eu gosto. Mas faria com o tema casamento mas sem nada que ligue a voces, assim todo mundo vai continuar ussando!

beijos

Anônimo disse...

esse é o segundo post sobre supertições que leio...^^
No primeiro disse que nao acreditava, afinal, nao acreditava mesmo...rs...rs..
mas depois de ler tudo isso, acho que vale a pena pelo menos fazer algumas dessas coisinhas, se nao for verdade nao fará mal algum faze-la...^^

Adorei a da moeda no sapato...
a de carregar a noiva no colo, queria fazer só pelo charme que é isso....^^

beijos

Conte mais algumas se tiver tempo!

Fer disse...

Olá td bem???
Pois é eu não sou muito de superstição, meu noivo não vai ver meu vestido mais pq quero fazer uma surpresa...e a única q vou fazer é a de colocar o nome das amigas na barra do vestido...Ahhh e vou me casar em agosto, mas devia ter pedido um desconto não sabia q era um mes que quase não se casa...rsrsrsrs
bjussssss

disse...

Oi querida.

Se é verdade ou não eu não tenho certeza, mas não vou correr o risco... não custa nada segui-las né... beijinhos...rsrsrs