6 de ago de 2009

Fazendo convites.... parte 2

.
Meninas... passo 2 da caixinha. Já fizemos a caixa de dentro. Agora vamos fazer a "capinha" tipo livro do nosso convite.
.
Primeiro passo, assim com a caixa de dentro, desenhe no papel paraná as medidas da caixa... no meu caso eu fiz uma 42 (comprimento) x 25 (largura), ou seja, ai na foto, dá para ver melhor. Esta parte que está no alto da foto, eu fiz 19cm, um espaço de 4 cm e depois mais 19 cm, totalizando os 42 cm. Entenderam??? Apos desenhar, corte a caixa com estilete e depois marque onde deverão ser as dobras.
Após marcar as dobras, a caixa deve ficar mais ou menos como esta da foto (por isso eu chamo ela de livro... )
Pronto, o conjunto está pronto. A montagem deve ser igual a esta da foto. Encaixe os 4 cm da capinha na outra caixa menor deixando sobrar nas beradas e na frente mais ou menos 1 cm de cada lado. Dá para reparar na foto que nas dobras a caixa fica meio feia, mas como iremos encapar depois não tem problema
Esta foto é apenas modelo. Não cole as partes ainda. Achei mais fácil encapar e depois junta-las. Corte o papel para encapar maior em todos os lados da capinha. (obs, eu penso em colocar o convite na tampa e não no acetato (depois explico melhor) então não precisei cobrir toda a tampa, mas quem for preferir do outro jeito, é melhor já cortar o papel nesta hora para cobrir tudo. Neste caso cubra apenas um lado, o outro ficará a outra caixa colada (e não precisa de papel nesta área).
.
Vá encapando como se fosse presente. Ah, uma dica, passe a cola na tampa e não no papel (eu imagino que as colas de bastão são melhores para este serviço, mas como não tinha, utilizei cola comum mesmo). Fui passando a cola e espalhando com o dedo para não ficar aquelas bolotas (pobreza né... meninas, não façam isso em casa, prefira pegar a cola, misturar com um pouquinho de agua e passar com um pincel na tampa, irá ficar mais homogênio). Este "serviço de porco" com a cola me rendeu uma caixinha não tão bem feita. Mas agora que eu sei a manha a próxima sairá linda.
Ai está eu quase acabando todas as beradas. Esqueci de tirar foto da caixinha de dentro sendo encapada. Mas é a mesma coisa. Corte a mais para voce conseguir dobrar para dentro para fazer o acabamento. Comece colando a parte de baixo e depois pregue os lados e no interior da caixa. Detalhe... eu achei que gastei papel atoa colando a parte de baixo da caixa, pois teoricamente, ela ficará colada na "capinha". O ideal seria corta tiras largas e ir pregando no lado e deixando apenas um pedacinho embaixo. Deve dar mais trabalho, mas com certeza é mais econômico.
.
Bem, e ai, estão achando fácil???? Moleza né. Amanhça coloco as fotos finais de como ficou e dou meu parecer do que eu achei do desafio de fazer as próprias caixinhas.
.
Bjos

2 comentários:

Fer disse...

Oieee Dê
Caramba parece bem trabalhoso a confecção dos seus convites, vão ficar lindos com certeza!!!
Quero ver o resultado final hein!!!

bjusssssssss

Laura Oliveira disse...

Oieee te adimiro muito! sua força de contade de fazer o melhor, casar tá muitooo caro estou sofrendo isso ao organizar o meu, tudo que eu mesma puder fazer eu farei, os convites já é uma das coisas que farei, o meu noivo tem uma impressora boa então vamos aproveitá-la, e o dos padrinhos pretendo fazer o de caixinha também, os bombons farei também junto com minha tia fará o buffet.
É isso aí a gente consegue, tudo por um sonho!

Beijusss