8 de nov. de 2010

Crianças em casamento...



Crianças no casamento.... assunto muito polêmico para todo mundo. Esse assunto pode causar discussões entre as famílias e entre os noivos. De um lado há aqueles que acham que todos devem estar presentes mesmo aqueles mais pequeninos para a celebração do grande dia, por outro lado há outros que acham que as crianças são muito imaturas e podem ter um comportamento um tanto desejoso.

O mais importante é que a decisão deve ser tomada pelos noivos e os pais das crianças devem entender que se os filhos não foram chamados não é por não gostarem deles, mas porque para certos eventos eles não ficam muito a vontade.

Imaginem a cena: os noivos no meio da cerimônia e começa um nenem a chorar, uma criança corre entre os noivos, ou derruba um arranjo. Dá até dó ter que pedir para eles ficarem quietinhos, ainda mais porque eles querem é brincar mesmo.

Fora que os pais também acabam não aproveitando muito a festa por terem que ficar de olho nos pimpolhos. Outra questão é deixar uma ou outra mãe chateada, uma vez que se noiva convidar aquelas crianças mais apegadas, a mãe daquelas que não foram convidadas pode se sentir desprezada. Mas é claro que a noiva não faz isso por querer, mas também excluir a possibilidade da sobrinha ir porque terá que convidar o filho (capetinha) da vizinha é sacanagem né.

Se ficar em aberto para os pai optarem se levam ou não, cabe a eles avaliarem se os filhos tem maturidade e comportamento adequado para o momento.

Isso porque nem entramos na questão do custo... uma consideração importante e que muitos noivos não levam em consideração. Gente, é feio pensar assim, mas pense que alguns buffets cobram o mesmo preço pelas crianças, ou dão cortesia somente da metade do preço, mas mesmo assim é tão caro. (ok, vcs me perdoam pela sinceridade??? Eu tinha que tocar neste assunto).

Bom, é ai que eu deixo a dica. No meu eu tive que deixar para os pais decidirem (e confesso que fiquei chateada com algumas crianças que eu nem conhecia e que apareceram... achei meio sem noção da parte destas mães vou ser sincera... ufa falei).

Já vi gente colocando no próprio site dos noivos a questão... pedindo para os pais não levarem (de um jeitinho bem simpático ok) ou indicando babás e dando sugestões.

Mas se depois de avaliar todas as situações, você ainda optar que não pode (ou quer) deixar de convidá-las, eu te aconselho a fazer uma mesa ou um cantinho só para elas. As crianças ficariam menos irritadas por terem que ficar sentadas nas mesas dos pais e não ficariam correndo pela festa e os pais também ficam satisfeitos de poderem curtir a festa tranquilos.

Olha ai algumas mesinhas ...


Mais do que isso, você pode criar atividades ligadas ao tema casamento para manter os pimpolhos ocupados.

- deixe muitas fitas e flores e incentivem as meninas a criarem os seus bouquets;
- disponibilize chapéus para os meninos e veuzinho para as meninas brincarem;
- deixar aqueles adereços de pista encima da mesa também pode animar muito os meninos;
- vários lápis, canetinhas, giz de cera na mesa também agradam bastante a criançada


Outra idéia legal é pedir que um ilustrador ou cartunista façam desenhos fofinhos ou caricaturas dos noivos para as crianças pintarem. Ou disponibilize uma folha simples para que as crianças desenharem os noivos livremente. As folhas podem conter frases como: "(noivo) e (noiva0 agradecem sua presença", "leve os noivos para casa"...


Você pode criar um menu especial para os pequenos, com pratos que toda criança gosta ( como mini hamburgers, pizza, hot dog, pipoca...) ou apenas posicionar algumas guloseimas por ali. Tenho certeza que eles iriam adorar a idéia.


Para você fazer isso o que é preciso?

- Combine com o decorador para que ele providencie uma mesinha mais baixinha com as cadeirinhas e um arranjinho para a mesa;
- Não se esqueça de passar todos os detalhes para o cerimonial (para que eles ajudem e informem os pais do lugar especial);
- Papel para "cobrir" a mesa para as crianças desenharem / papel com desenho dos noivois
- várias canetinhas, lapis de cor, giz...
- Guloseimas ou comidinhas para as crianças (nem é necessário garçom, basta colocar em um canto perto da mesinha)
- adereços para as crianças brincarem;
- IMPORTANTÍSSIMO: providencie uma ou mais pessoas exclusivamente encarregadas de cuidar dos meninos para que não haja nenhuma acidente.

- Se o salão tiver uma área reservada com Tv, colocar desenhos bacanas rolando também distraem bastante.

Acho até que deixar uma máquina ou combinar com o fotografo de fazer algumas fotos neste cantinho ficaria bem bacana. Depois vc poderá enviar para os pais ou disponibilizar no site dos noivos.

Bom, espero ter ajudado um pouco.

5 comentários:

jansenenanda disse...

Não concordo com pessoas que pedem para os pais não levarem seus filhos, acho muitaaaa falta de educação. E quem faz isso, é porque não tem filho, e quem disse que a gente tem que conhecer os filhos dos outros. Eu não tenho filho, mas sei que uma mãe jamais se sentiria bem de ir a uma festa e ter seu filho proibido de ir, seja de modo simpático ou não o pedido. Quando as noivas se tornarem mães, aí vão saber a idiotice que fizeram, e vão entender e se sentirem mal.

Acho que os pais é que devem decidir, se devem ou não, levar seus filhos, se querem ou não aproveitar a festa.

Achei muito legal e uma excelente idéia, as mesas das crianças.

bjs

Frô Libanesa disse...

A-do-rei as idéias!! E as guloseimas ficam legais paras os adultos, já que depois de certa hora todo mundo que bebe fica morrendo de fome!! Quem nunca saiu de uma festa ou de uma balada doido pra comer um "podrão", né?? rsrs

Gleise Oliveira (Dê) disse...

Oi Dê, eu terei um espaço kids, com pula pula e talvez vou montar aqueles tatames de quebra cabeça e colocar um munitor pra passar atividades para eles, vale resaltar que esse espaço será em outro ambiente da festa, assim os pais podem deixa-los lá sem ficar preocupados...rs

Anônimo disse...

Oiiii Dê!!!!!
Minha nooosssaaa vc parece que lê pensamentos, estava neste fim de semana discutindo esta questão com o meu noivo e minha mãe... Bem no salão de festa que alocamos tem alguns brinquedos, como escorregador (aqueles de plástico), casinha e um outro lá que eu já esqueci, eu não queria colocar pois acho que assim ajudaria para os pentelhos correrem mais ainda, mas adorei a idéia da mesinha com os desenhos dos noivos, estamos fazendo nosso "Cartoon" (colorido), mas já vou solicitar em preto e branco para eles ficarem pintando. Amei também a idéia dos adereços das meninas e dos meninos fingirem se casar, muito obrigada!!!!
Bjs
Daniela (SP)

Nanda e Dani disse...

Oi encontrei seu blogger hoje adorei e estou seguindo

bjs

http://nandanoiva.blogspot.com