28 de out. de 2009

Compramos as lâmpadas...

.
Gente, pausa hoje para comemorar uma coisa maravilhosa. Pegamos a chave do nosso apê ontem ehhhhhhhhh... Estou muito feliz. Tudo bem que o contrato ainda não foi registrado, mas a vendedora decidiu já nos passar as chaves... fofo. Ai gente, ele é lindo. Tudo bem que indo lá sem nada ele pareceu meio pequeno, mas acho que é só impressão.

Pedi para o Gu ir lá medi-lo mas ainda não deu tempo. Na matrícula consta 65m² mas vamos conferir né. Gente ele não é lá uma caixa de fósforo mas é bem pequenininho, super perfeito para a gente começar a vida (nosso primeiro apê ebaaaaaa), principalmente porque ainda somos só nós dois e nem temos tempo para arrumar algo bem grande.

Vocês devem estar se perguntando o porque do titulo do post né, mas é que como pegamos as chaves, o noivo foi hoje comprar as lampadas para caso a gente queira ir lá a noite. E também porque ele já irá mudar pra lá... heehe. Bem, vou explicar, o noivo é meio "sem teto" aqui em BH. Nós somos de Pará de Minas e enquanto eu moro no apartamento da minha mãe ele mora no quartel (dá mó dó dele). Sacanagem a gente já ter o apê e ele continuar nesse estado né. Então iremos só levar umas coisinhas mais velhinhas que iremos pegar na casa de nossos pais só para ele poder morar lá.

AGora vamos a algumas considerações sobre a compra:

- Na hora da escolha do apê, fique bem atenta aos detalhes. Repare bem na iluminação (se o imóvel pega sol), ventilação, se não tem rachaduras, infiltrações, etc. Procure saber se a vizinhança é boa, se alaga no período de chuva, se é tranquila a rua, se tem transporte fácil. Veja o que é prioridade para cada um, as vezes ser perto do serviço é mais importante do que ter um apartamento maior. Coloque todos os pontos para analisar.

- Planeje tudo antes. Se você não tem dinheiro, é melhor atrasar o casamento um pouquinho do que ir comprando qualquer coisa ou alugar algo sem pensar. Os custos que terão depois do casamento devem ser levados em consideração na hora de ocupar a renda familiar com financiamento.

- Lembre de alguns custos no processo, tais como: autenticação de documentos, retirada de certidões, pagamento de ITBI, pagamento do registro do contrato, pagamento de despachante (em alguns casos compensa), taxa para avaliação do imóvel, estas despesas estão presentes em quase todos os processos. Em BH o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - imposto para tranferir o imóvel para o seu nome) é calculado 2,50% sobre o valor de compra e venda. Independente do valor de compra, essa taxa sempre será de 2,50%. Já o valor do registro, irá variar dependendo do valor que vc está comprando. Por exemplo, para imóveis de R$ 100.000,00 o registro é mais ou menos R$ 2.150,00 (ou seja 2,1% do valor), se o imóvel for comprado por 200.000,00 provavelmente esta porcentagem cai para 1 ou 1,5% do valor. Tente prever estes gastos.

AGora para ajudar aquelas que estão nesta fase, o processo de financiamento básico é:

- Analise de crédito (do banco).
- Se aprovado, é necessário retirar todas as certidões de todos os vendedores e do imóvel (Registro civil atualizado + Certidão de Distribuição Cível (do fórum) + Certidão da Justiça Federal + Certidão Conjunta Negativa (Receita Federal) + Certidão Negativa da Fazenda Publica Estadual + certidão Negativa da Fazenda Pùblica Municipal (debitos com o municipio como impostos municipais ou débitos de IPTU irão constar nesta certidão se for positiva) + Certidão de Inteiro Teor da Matrícula do Imóvel Atualizada (retirada no cartório onde o imóvel está matriculado) + Certidão de Onus e Açoes Reais e Pessoaia Reipersecutórias (retirada também no cartório de registro de imóveis) )
- Enquanto as certidões são retiradas, o banco solicita que um engenheiro credenciado faça a avaliação do imóvel.
- Com as certidões em mãos, o banco responsável pelo financiamento irá fazer a análise jurídica e caso aprovado, será emitido o contrato.
- O contrato de compra e venda é composto de 4 vias (cartório + comprador + vendedor + banco) que deverão ser assinadas por todas as partes e reconhecido as firmas.
- Com a Declaração de ITBI em mãos, o comprador deve preencher, assinar e levar em uma seção da prefeitura para calculo e emissão da boleta para pagamento do imposto
- ´Para que não tenha fraude, o cartório que irá registrar o contrato irá solicitar: vias do contrato + Certidão Negativa de ITBI ( não adianta levar a boleta e o comprovante do pagamento, é necessário retirar esta certidão na prefeitura, normalmente ela é emitida apenas após 3 dias uteis ao pagamento da boleta) + Certidão Negativa de IPTU (o vendedor não consegue vender um imóvel com débitos com a prefeitura).
- Para dar entrada no registro, o comprador deverá pagar a taxa de registro e pegar o protocolo. Este protocolo é necessário para retirada do contrato (sem ele, o cartório não entrega, isso evita que outras pessoas retirem sem ser vc). Normalmente demora 30 dias o registro (podendo diminuir dependendo do cartório).
- Com o contrato registrado, o banco libera o denheiro para a vendedora.

Nossa, esse foi mais ou menos o processo para compra de um imóvel. Espero ter ajudado alguém... agora dá licença que vou ver se consigo ligar as luzes da minha nova casinha hehee...
Bjim

3 comentários:

Noivinha Feliz disse...

Oi Denise!!
Estou adorando conhecer o seu blog...assim como vc tbm nasci pra casar!! ahahaha
=D
Dei uma olhada e vi que você gostaria muito de ter sparkles em seu casamento, mas tá com um probleminha em relação a quantidade.
Aqui aonde moro (Porto Alegre) tem alguns lugares que vendem, se quiseres posso dar uma olhada nos preços e te dizer, de repente vale a pena, tem uma loja que eu acho que tem como fazer o pedido diretamente para eles (internet) que eles te enviam!

Beijinhos

Lirian Mina disse...

Noooooossa, quanta burocracia!!
Haja paciência, mas espero passar por essa burocracia o quanto antes! E o post foi super útil para ajudar futuros compradores do tão sonhado lar-doce-lar!

Viviane disse...

Oi Dê,
Fico feliz por vc.Eu passei por isto e é bem burocrático, mas na hora que entramos no nosso apto é um sensação unica né?
Boa sorte e bom fim de semana.