23 de mai. de 2011

Doces ... trufas de maracujá e menta



Meninas, como solicitado por algumas, vou colocar aqui a listinha de doces que a Vi fez para o casamento da Sô.

A doceira gosta muuuuito de trufas e apesar de ser meio complicadinhas de fazer, são M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S.

A diferença de bombom e trufa? Bem, falo aqui como uma noiva parcialmente leiga no assunto. A Trufa é feita com chocolate (derretido) e creme de leite. Já o bombom, é utilizado chocolate em pó (nos casos de doce de chocolate, como o brigadeiro) e leite condensado.

Bem, sendo assim, a massa da trufa é receitinha básica, o que irá variar será o "sabor".

Por exemplo:

Ingredientes TRUFA DE MARACUJÁ: 500 g de chocolate branco ao leite (picado ou ralado), 1/2 lata de creme de leite sem soro (em lata), 8 colheres de sopa de suco de maracujá (suco da fruta, sem adição de água) e chocolate para banhar a trufa. Já para a TRUFA DE MENTA, ao invés de colocar suco de maracuja, você irá colocar essência de menta e corante. SImples não?

Informaçao importante da Vi: destacar que a medida da essencia de menta nao eh a mesma do suco de maracuja. Se vocês colocarem 8 colheres de essencia, vai ficar terrivel.

Dica da Vi: para a trufa de maracuja, faça uma geleia com o suco de maracuja. Coloque as 8 colheres de sopa do suco em uma panela junto com umas 4 colheres de acucar e mexa ate virar uma geleia. Sendo mais pastosa, a geleia evita que o recheio fique muito mole. Outra coisa, o melhor eh sempre ir provando e colocando aos poucos.

Segue as TRUFAS DE MARACUJÁ:




Vi preferiu fazer a de marcauja em formas. E na mesa do casamento, elas ficaram assim:


Já esta outras, são as TRUFAS DE MENTA:



Para enfeitar, a Vi fez uma placa de chocolate com transfer e depois cortou alguns em formato de bola e outros em formatos aleatórios. Eu particularmente tinha gostado mais delas padronizadas todas redondinhas, mas confesso que as que foram cortadas aleatórias ficaram mais moderninhas. E deu um clima a mais nesta trufa.

Na mesa, elas ficaram em forminhas de pano...

E todas arrumadinhas em bandejas...


Coisa mais linda né.

A conta foi mais ou menos de 250 a 300 de cada.

Doces: Vivi

Vivi, está começando a fazer doces para as noivinhas de Poços de Caldas. Se alguém se interessar, me envie um e-mail.

3 comentários:

Maísa disse...

Nossa a sua irmã esta de parabéns que trabalho perfeito!!! E ela só esta fazendo para Poços de Caldas?
Bjs

Maísa

Anônimo disse...

Nossa que delicia. Vou tentar fazer essas trufas... Depois de uma passadinha no meu canto. www.casandoemuberlandia.blogspot.com
Bjo

Mah disse...

AII q lindo q ficou!! e estou na corregia p fazer os meus doces aqui no paraná... confesso q estou curiosa p saber o q sao aquelas cenourinhas ao fundo!!! ;) estou acompanhando diariamente o blog! p ver a listinha dos doces!

bjokas!